terça-feira, 14 de junho de 2011

FUTSAL: Crescimento ligado as transmissões

O futsal sempre foi uma modalidade conhecida como formadora de jogadores para o futebol de campo. Inúmeros craques, como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Robinho, jogaram nas quadras espalhadas pelo Brasil, antes de estourarem e terem seu sucesso garantido no campo. De uns tempos para cá, o futsal vem ganhando cada vez mais espaço na mídia, crescendo os investimentos do setor privado e fazendo com que os jogadores do futsal se tornem ídolos nacionais, além de ter a melhor seleção do mundo.

Futsal campeão mundial em 2008



Na Liga desse ano, muitos jogos vem sendo transmitidos pelo SporTV, tornando a modalidade um setor atrativo para patrocinadores. Não só grandes empresas passam a investir, como os clubes mais tradicionais do país começam a montar times para aumentar sua lista de títulos. Hoje, vemos São Paulo, Corinthians e Santos na Liga. O Atlético/PR montou um elenco fortíssimo que foi vice-campeão sul-americano, no mês de Junho, no Paraguai, perdendo para o Carlos Barbosa na final.

Carlos Barbosa, forte disputa com a Malwee pelos títulos
O Carlos Barbosa, aliás, é um dos projetos que mais deram certo no futsal. Junto com a Penalty e a Tramontina, fizeram um elenco fortíssimo, que já é treta-campeão da Liga Futsal. Seus jogos são sempre com estádio cheio e seu elenco é fortíssimo para a busca do penta. Talvez o projeto que mais deu certo, e que está mais vivo na memória de quem acompanha, é o de Jaraguá. O time contou com a patrocinadora Malwee para montar um super elenco que tinha nomes como Falcão, Lenísio e Tiago.

Malwee/Jaraguá é o maior exemplo de sucesso no futsal
Com eles, esse projeto envolveu toda uma cidade e, em 10 anos, conquistou 4 Ligas, 4 Superligas, 6 Taças Brasil, 6 Sul-Americanos e 5 Libertadores. Além do vice-campeonato Mundial em 2008. Seus jogos eram atração na cidade de Jaraguá do Sul. Seu ginásio se tornava um verdadeiro caldeirão. Com o fim do Malwee Futsal, a maioria de seus astros passaram a integrar o Santos.

Falcão é o astro do projeto santista para o futsal
O alvinegro praiano se juntou com a Cortiana e montou um elenco super-forte para essa liga. Comandados pelo indiscutível técnico Ferreti, Falcão&Cia. já lideram a Liga (principal campeonato nacional) e vem atraindo, cada vez mais, torcedores para seus jogos. O Corinthians se juntou ao São Caetano para montar seu elenco. Sua estréia na Liga foi ano passado, montou um timaço que todos achavam ser o único capaz de bater o Jaraguá. Ficou nas semi-finais, mas manteve seu projeto e, mais uma vez, é candidatíssima ao título.

Muitos outros exemplos podem ser dados como sucesso. O Marechal Rondon, de Gadeia (VEJA ENTREVISTA) e o Petrópolis, de André (VEJA ENTREVISTA), Lenísio e Vander Carioca, foram investimentos menores, se comparados com Santos e Corinthians, mas já conquistaram a torcida de suas respectivas cidades e já figuram como principais times do Brasil. Vale lembrar que a primeira Liga foi conquistada pelo Internacional/RJ. O único título do Rio de Janeiro foi conquistado pelo Vasco da Gama.

Nós, do blog 2DoisToques , damos total apoio a essa modalidade, que pode ser olímpica em 2016. Hoje, já é possível ver jogadores que tem o desejo de serem jogadores profissionais de futsal. Muito desse valor se deve a abertura na mídia. Quem não acompanha, fica a dica quente de acompanhar essa Liga 2011. Será, e está sendo, o campeonato mais emocionante e equilibrado dos últimos tempos.

Site da Liga Futsal 2011: http://www.futsaldobrasil.com.br/portal/liga2011/index.php

0 comentários:

Postar um comentário