quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pet: A despedida de um ídolo

Quantos gols, na história do futebol, te deixam arrepiados após 10 anos ?


Imagina se um sérvio te chama para conversar e fala que vai conquistar 35 milhões de torcedores. Vai sair do seu país, sem tradição no futebol, e fazer história no Brasil, berço dos jogadores mais habilidosos do mundo e do Rei do Futebol. Você acreditaria ?




No início de sua carreira, Pet vinha se destacando muito na Iuguslávia. Foi contratado pelo Real Madri. Depois passou pelo Sevilla, sem muito destaque nessas passagens pela Espanha. O sérvio, então, foi contratado pelo Vitória/BA. Com boas atuações conseguiu mais uma oportunidade na Europa, dessa vez ia morar na Itália e jogar pelo Venezia e em 2000, iria para o clube em que se tornaria ídolo e marcaria sua história no futebol brasileiro.

Pet veio para o Flamengo, que há pouco tempo passou por uma falha tentativa de montar um time galático. Quem não se lembra do super ataque Romário, Sávio e Edmundo ? Em 2000, embalado pela conquista da Copa dos Campeões de 1999, o Flamengo montou um time com Alex, Denílson, Gamarra, Pet e Edílson (entre os mais famosos). Juntos, conquistaram o campeonato Carioca de 2000.

Em 2001, Pet entraria para o seleto grupo de ídolos Rubro-Negros. Junto com Edílson, mesmo não se dando bem com o 'Capetinha', o sérvio levou o Flamengo ao tri-campeonato carioca. Aquela final de 2001 vive na memória dos rubro-negros. Vendo os vídeos, me arrepio. Assim como 35 milhões de rubro-negros.

Poucos gols mexem dessa forma com o Brasileiro. São gols raros, são jogadores raros. Uma prova da tamanha admiração, que a torcida do Flamengo tem pelo Pet, é o fato de o jogador ter defendido a camisa do Vasco e do Fluminense, rivais do rubro-negro. E, mesmo não apresentando um bom futebol há muito tempo, quando Pet acertou a volta ao Flamengo, teve uma festa de ídolo.

Foi carregado nos braços da torcida para dar a volta por cima e, vestindo a camisa 43, confirmar seu nome na lista de ídolos do Flamengo, ao lado de Zico, Junior, Andrade, Adílio e outros, com a conquista do Campeonato Brasileiro de 2009. Junto com Adriano foi o maestro daquela equipe.

Pet se tornou um patrimônio do clube. Quantas crianças não se tornaram rubro-negras após aquele gol histórico de 2001 ? E após a sua revira-volta na carreira em 2009 ? Esse ano, Pet foi tratado de forma errada. Foi posto ao nível de Corrêa e Val Baiano, jogadores que não representam nada na história do Flamengo. Um jogador com tamanha experiência e técnica não podia ser jogado para fora do elenco como Luxemburgo fez.

O último grande camisa 10 do Flamengo está se despedindo. Na minha opinião, ele merecia uma partida comemorativa aqui no Brasil. O jogo contra o Corinthians vale 3 pontos, importantíssimo, sua despedida ficará em segundo plano e a última partida de um ídolo ao lado da torcida que o consagra - já que a última será na Sérvia - deveria ser, totalmente, voltada para ele. De qualquer forma, a torcida do Flamengo promete uma grande festa e, o mais importante, ele será lembrado por mais algumas décadas. Ídolos não são descartáveis.



Cquote1.svgNão aprendi português o suficiente para achar palavras para descrever a torcida do Flamengo.Cquote2.svg
— Dejan Petković



0 comentários:

Postar um comentário