quarta-feira, 8 de junho de 2011

Léo Moura. 5 anos e idolatria ?

Alguns jogadores passam poucos anos e, até mesmo, poucos meses em um clube e são ídolos. A passagem de 5 anos de Leonardo Moura pelo Flamengo, o cadastra como tal ?


Depois da grande trajetória de Leandro, consagrado naquele time super-poderoso do Flamengo de 1981. O Flamengo passou um bom tempo sem um dono intocável da posição. Nos anos 2000, o dono da posição era Alessandro, que não dava a torcida rubro-negra uma confiança necessária para ser dono da posição. Após sair do clube, pela porta dos fundos. Surgiu, o então desconhecido, Rafael. Entrou nas graças da torcida e após sua saída para o Messina, da Itália, uma lacuna foi aberta no time do Flamengo. E então, cheio de dúvidas, o então conhecido por jogar em muitos times, Leonardo Moura chegava ao clube da Gávea.



Ainda naquele ano, se alguém contasse que Léo Moura ficaria até hoje no Flamengo e conquistaria tudo o que conquistou, poucos acreditariam. Depois de revelado no Botafogo, passou pela Bélgica, Holanda, Vasco, Palmeiras, São Paulo, Fluminense e Sporting Braga/POR até chegar a sua afirmação como grande jogador. No Flamengo, Léo Moura conquistou a Copa do Brasil de 2006, quatro cariocas (07,08,09,11) e o Campeonato Brasileiro de 2009, chegando a seleção em 2008.

Resultados e sua história no Flamengo são indiscutíveis. O que acho que vale uma resenha é sobre sua idolatria. Após esses 5 anos, sem qualquer tipo de dúvida na lateral direita, Léo Moura está no hall que ilustra os ídolos do Flamengo ?

Após o escândalo envolvendo o goleiro Bruno, Leonardo assumiu a posição de capitão do time e, mesmo com a campanha ruim de 2010, foi um dos únicos que se salvaram da temporada. Fez com Juan, uma das duplas de laterais mais fortes do Brasil durante, pelos menos 3 temporadas. Em 2009, no Hexa, fez 7 gols e deu 12 assistências. Mesmo não sendo tão exaltado, o jogador é titular com todos os técnicos que passam pelo Flamengo. Mesmo com 32 anos tem um dos melhores preparos físicos do Flamengo.

Em 2011, com a chegada de Ronaldinho, fez uma das ações mais bonitas, entregando a faixa de capitão ao R10, deixando de lado a vaidade. Léo Moura, na minha opinião, é o melhor lateral direito do país e só não é seleção por sua idade. Melhor lateral direito dos brasileiros de 2007 e 2008, o jogador vem traçando uma das histórias mais lindas da história recente do Fla. Conviveu com todas as dificuldades possíveis na sua chegada, quase rebaixado em 2005 (campanha milagrosa com Joel), acabando com a espera de 16 anos da torcida rubro negra por um título brasileiro e, hoje, vivendo a estruturação do Flamengo em busca de resultados maiores.

Na minha opinião, Léo Moura está entre os maiores ídolos do Flamengo. Não é qualquer jogador que veste o manto e consegue atuar 5 anos em alto nível. Ele veio, assumiu a camisa 2 e ninguém tirou. Foram 5 anos e parece que esse casamento vai durar até o fim da carreira de Léo. Torço para que seja assim.

E você, o que acha ? Léo Moura é um ídolo do Flamengo ? A torcida deveria exaltá-lo mais ?

0 comentários:

Postar um comentário