sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dois goleiros e uma pergunta

Júlio César e Bruno foram dois goleiros que entraram para a história do Flamengo. Mas, a pergunta que fica é, quem foi o melhor ?


Júlio César foi a maior revelação do Flamengo nos últimos anos -  chuto uns 15. Depois de botar o experiente Clemer no banco, o goleiro tornou a sua camisa 1 intócavel. Mesmo com times ridículos que o Flamengo montava nesses anos, o goleiro se destacava e, depois de uma belíssima Copa América, o jogador foi para a Inter de Milão, onde se tornou o melhor goleiro do Mundo. Após sua saída, a vaga ficou em aberto. Diego não conseguiu segurar a titularidade e o recém-contratado, Bruno assumiu a posição e se tornou mais um camisa 1 gigante na história do Flamengo.


Nessa nossa análise, vamos deixar de lado quaisquer assunto da vida pessoal de cada jogador e o que cada um fez fora do Flamengo. Tecnicamente, acho Júlio César indiscutível, não é à toa que foi considerado melhor goleiro do mundo e hoje está na lista dos melhores. Analisando friamente os números, veja os título de cada um no Flamengo:

JÚLIO CÉSAR (1997-2004):  4 cariocas (99,00,01,04), 1 Copa Mercosul (99) e 1 Copa dos Campeões (01)
BRUNO (2007-2010) - 3 Cariocas (07,08,09), 1 Brasileiro (09)

Júlio César começou sua trajetória como reserva do experiente Clemer. A partir de 2000 começou a entrar como titular e 2001 já tinha sua titularidade inquestionável no Flamengo. Realmente, fez história, atraiu um número imenso de fãs, graças ao seu trabalho no Fla. Em 2002, teve seu nome cotado para estar entre os 23 convocados para a Copa do Mundo. Continuando com suas atuações sensacionais, ele foi para a Copa América de 2004, trazendo o título para o Brasil. Então começou a receber propostas de tudo quanto era canto no mundo, até que um investimento mais alto da Internazionale de Milão foi fatal para tirá-lo do Flamengo.

Diego.
Inicialmente, a torcida do Flamengo estava tranquila, pois o goleiro Diego, que vinha na reserva de Júlio há um bom tempo, sempre que entrava fazia partidas excelentes. A saída do titular, teoricamente, não traria problemas para a diretoria até quando o goleiro passou a falhar constantemente. A mais lembrada foi num jogo contra o Juventude, lá em Caxias do Sul. Diego começou a ser questionado e a diretoria trouxe Bruno, que vinha do Corinthians, após praticamente não atuar no time de Emerson Leão.

Bruno acabou chegando e jogando, graças a uma contusão do goleiro, até então titular. Bruno assumiu de vez a camisa 1, ninguém mais tomou a camisa dele. Nos anos seguintes, o jogador foi responsável direto pela  conquista do tri-campeonato carioca do Flamengo (07,08,09). Ainda em 2009, o goleiro se tornaria capitão do time que seria hexa-campeão brasileiro. Junto com Adriano e Petkovic, foi um dos atros com atuações incríveis que o consagraram. Em 2010 Bruno teve seu contrato suspenso pelo Flamengo.

A diferença entre Júlio César e Bruno ficaria no título brasileiro. O segundo não só conquistou, como foi um dos principais jogadores da conquista. Mas o contexto também ajudou o goleiro, pois o Flamengo, em 2009, com a volta de Adriano, atraiu muita receita com venda de camisas e patrocínio. Com isso, teve a possibilidade de montar um time mais forte e, juntando com a boa mão de Andrade, levou a taça. Júlio César passou por marés ruins. Teve que jogar ao lado de jogadores que não tinham a menor capacidade de vestir o manto sagrado (como: Luciano Baiano, Fernando Diniz, Douglas Silva, Váldson e Dimba).

Hoje (sexta-feira) foi divulgado uma matéria em que o goleiro da seleção falou que não pensa em voltar ao Flamengo e isso gerou uma discussão entre a torcida do rubro-negro nas redes sociais. O Flamengo foi muito bem servido de goleiro durante sua história. Os dois representaram e representam muito. Deixamos para vocês um pouco da história de cada e do contexto do Flamengo nos períodos de cada. Você acha que quem foi melhor (vestindo a camisa do Flamengo) ?

0 comentários:

Postar um comentário