quinta-feira, 23 de junho de 2011

Entrevista com Josué Teixeira

O blog 2DoisToques entrevistou o atual treinador do time campeão do Sampaio Correa, com passagem importante pelo Fluminense seu clube de coração e buscando um importante espaço nacionalmente e querendo ser reconhecido por seu trabalho sério e competente. E ele abriu o jogo para o blog 2doistoques.


@2doistoques - Josué, poderia se apresentar para o blog @2doistoques?
@josueateixeira - Eu sou um treinador de futebol formado em Educação Física, bacharel em Direito, Pós graduado em Educação. Em 1987 fiz um curso de treinador realizado pela ABTF, na época, realizado em 2 meses, com os grandes treinadores brasileiros e no qual terminei o curso em primeiro lugar, me possibilitando um estágio no Clube de Regatas do Flamengo.

@2doistoques - Você começou trabalhando com equipes consideradas inferiores no Rio porém com uma história gigantesca, casos de Bonsucesso e Portuguesa da Ilha, como foi?

@josueateixeira - Trabalhei também no Olaria e pra minha formação como treinador foi uma grande escola, afinal, na dificuldade você cria as condições de treinamento e principalmente, manter o grupo de jogadores motivados em constante busca do acesso profissional e isso você trabalha em qualquer nível profissional.

@2doistoques - A Lusa por sinal é tão tradicional que já venceu o poderoso Real Madrid no Santiago Bernabeu sabia disso?
@josueateixeira - Já tinha escutado sobre isto, mas não sei detalhes.
@2doistoques - Você é formado em Educação Fisica e Direito, como lida com profissões tão distintas? O direito acaba lhe ajudando no futebol também?
@josueateixeira - Na verdade sou bacharel em Direito, mas não trabalho na área, assim como minha esposa e meu filho, mas é um curso universitário que abre muitas portas do conhecimento e no futebol me ajuda sim, afinal tenho uma visão de forma geral de tudo que acontece no clube, além de orientar em algumas situações em questões pessoais de alguns atletas.
@2doistoques - Como foi trabalhar com treinadores renomados como Oswaldo de Oliveira e Abel Braga?
@josueateixeira - Eu tive a felicidade de quando era observador técnico, trabalhar com os grandes treinadores brasileiros e isto ajudou bastante na minha formação como treinador, a forma como comandar um grupo, criar ambiente positivo, além do conhecimento tático. Alem deles ainda tive o privilegio de trabalhar com Nelsinho Baptista que foi o primeiro treinador a acreditar nas minhas informações como observador. Sebastião Lazaroni não trabalhei diretamente mas é um grande treinador e um ótimo conselheiro, normalmente converso sobre situações de futebol e recebo sempre as respostas de forma clara. Um grande amigo. Mas o meu grande mestre é o Abel Braga, afinal trabalhamos juntos durante 2 anos e mantemos uma relação de amizade grande, o período em que trabalhamos juntos foi um grande aprendizado.
@2doistoques - Foi um sonho seu realizado ser treinador do seu clube de coração? Ainda espera um dia voltar ao Laranjal?
@josueateixeira - Eu sempre tive um sonho, dirigir o Fluminense no Maracanã, já realizei. Agora sou profissional e estou preparado a dirigir um jogo contra o Fluminense no Maracanã, tenho um grande respeito pelo Flamengo, clube que sempre me recebeu de braços abertos e no qual tive 2 anos maravilhosos e um dia gostaria muito de dirigir o clube. Quanto a voltar ao Fluminense tudo pode acontecer e quase aconteceu neste ano, mas não é um objetivo imediato.

@2doistoques - Você estreiou pelo Fluminense, com aquela épica vitória sobre o Cruzeiro no Mineirão com show do Lenny, conte para nós qual foi a sensação.
@josueateixeira - Na verdade eu já tinha feito outros jogos pelo clube com vitória, mas aquele jogo foi especial, porque era dias dos pais, minha familia estava no Mineirão e o time fez um grande jogo. No final da partida o Pet me cumprimentou em particular, foi um reconhecimento pelo trabalho da semana e do jogo. Inesquecível mesmo e no dia seguinte capa de esportes do Globo, Salve Josué, como esquecer né.
@2doistoques - Conte-nos como foi seu trabalho no Avai, o Leão da Ressacada
@josueateixeira - Eu sempre acreditei que treinaria o Avai, gosto do clube, tinha um otimo relacionamento com o Presidente Zunino, quando ele me fez o convite aceitei na hora. Acontece que o clube estava em transformação, pouco dinheiro e me foi proposto um trabalho de montagem de um grupo pro estadual como laboratório pro Brasileiro, tivemos menos de 10 pra treinar e iniciar o Estadual, algumas pessoas da CT que não foram indicadas por mim, acabaram atrapalhando, dai, recebi um convite do Marcos Paquetá pra ser o seu assistente e treinador do sub 23 do AL Gharafa do Qatar e em menos de 2 meses deixei o Avai. Na verdade frustado porque foi o primeiro trabalho profissional que não terminei, mas quem sabe um dia não retorno.
@2doistoques - Você teve o prazer de dirigir o Al-Gharrafa, como foi ficar esse tempo todo e ser campeão no Qatar pelo sub-23?
@josueateixeira - Foi uma grande experiência pra mim e devo agradecer ao Marcos Paquetá o oportunidade, este título foi importante demais pra mim, afinal o clube nunca tinha conquistado nada nesta categoria e conseguimos utilizando na equipe diversos jogadores abaixo dos 20 anos.

@2doistoques - Em 2011, você brilhou na Taça Guanabara com o Nova Iguaçu e os meninos. Acredita que a estrutura do clube é maior do que de alguns grandes? E sobre os jogadores a maioria já fechou com outros clubes, tem algum de potencial acima da média?
@josueateixeira - Posso lhe garantir que foi o meu melhor trabalho, fui contratado em novembro de 2009 pra montar um time pra disputar o estadual da segunda divisão, apenas com os garotos da base porque os jogadores com mais experiência seriam emprestados. Me foi passado que o objetivo era subir em 2011, que teria o ano de 2010 para formar a equipe. Acontece que o grupo de jogadores era de muita qualidade, comprometidos, jovens profissionais, chegamos em segundo na Serie B por detalhes e no Estadual de 2011 o grupo já tinha na cabeça os nossos objetivos e felizmente realizamos todos. O Clube é um grande celeiro de jogadores, eu costumava dizer que balançando uma árvore caia um jogador de qualidade. Bons momentos
@2doistoques - Após a queda de Muricy, você teve seu nome ventilado no Fluminense como um técnico temporário, acredita que isso fez com que você perdesse o foco no Nova Iguaçu?
@josueateixeira - Realmente eu recebi um convite do Dr, Celso Barros pra dirigir o Fluminense enquanto o Abel estivesse no Emirados, foi um convite muito bom, mas que também não passou de duas conversas e isto não tirou o meu foco do clube, tem coisas que acontecem num clube que poucos sabem e que sempre acaba no treinador, quem perdeu o foco pro segundo turno foi o proprio clube, quando na semi-final da taça WR o presidente e o vice foram descansar no Uruguai e avisaram que não haveria premiação porque seria deficitário o jogo, dai em diante foi complicado manter o tal "foco" em conquistar algo mais importante no estadual, principalmente com um grupo de jogadores muito jovens, sem grandes competições e que tinham vindo de bons jogos contra os grandes.
@2doistoques - Agora você trabalha no Maranhão, como vem sendo o trabalho no Sampaio Corrêa? O time tem chances de subir para a série C ?
@josueateixeira - Quando fui contrato o clube tinha acabado de ser eliminado pelo Santo André na Copa do Brasil e encontrei o clube no quinto lugar com 5 pontos de diferença do primeiro. Hoje estamos com 6 pontos na frente do segundo, com uma campanha de 2 empates e 7 vitórias, nenhuma derrota. O Presidente do clube me da todas as condições de realizar o trabalho, na minha chegada liberei 8 jogadores e contratei apenas 1, o Marcus Vinicius que foi meu capitão no Nova Iguaçu e que tinha sido dispensado pela direção e que logo que chegou é meu titular e um dos grandes destaques do time. Poderemos ser campeões hoje caso o segundo colocado não vença. Nos estamos qualificando o time pra disputa da Serie D, é o nosso grande objetivo, uma cobrança diária do torcedor boliviano e que realmente temos condições de alcançar. Tenho recebido propostas pra sair, mas tenho um compromisso com o Presidente que é extremamente honesto, só saio daqui liberado por ele.
@2doistoques - Mande um recado aos leitores do nosso blog @2doistoques
@josueateixeira - Espero que tenham gostado da entrevista e fico feliz de ter participado logo no inicio do blog com alguma informação e esclarecimento. Abraços em todos.
@2doistoques - O blog @2doistoques agradece a você pela colaboração nessa entrevista e a paciência, muito obrigado Josué e boa sorte, muitos títulos estão por vir.



0 comentários:

Postar um comentário