sexta-feira, 17 de junho de 2011

HISTÓRIA - O TORNEIO DE PARIS E OS CARIOCAS






É um costume, nas discussões acerbas dos torcedores de clubes rivais, desvalorizar conquistas antigas, títulos que hoje não são mais lembrados ou a que não se atribui mais o mesmo valor. Competições que não são mais disputadas e os tão falados 'torneios de verão', então, nem se fala... Discordamos dessa abordagem movida pela paixão, e sabemos que, no tempo em que ocorriam, muitos desses ditos torneios eram vistos como de grande importância, e às vezes mais cobiçados que títulos que hoje são vistos como os mais expressivos. Sabe aquelas taças que você olha na lista de títulos do seu clube, não sabe o que é, quase ninguém conhece e todos os rivais dizem que não servem para nada? Pois então... É de um desses torneios que trataremos hoje, o qual consta das galerias de três grandes clubes do Rio de Janeiro, dando especial destaque às campanhas de suas conquistas: o Torneio Internacional de Paris.


O Torneio Internacional de Paris, à sua época, foi das mais importantes competições internacionais do futebol; atraía sempre as atenções, quando movimentava a terra da cidade-luz, atraindo as maiores estrelas do planeta.

Foi criado em 1957, por ocasião dos 25 anos do Racing Club de Paris. A intenção dos franceses era criar uma competição vistosa, que reunisse as maiores potências do futebol do planeta. O sistema colocava os clubes para se enfrentarem em quatro jogos, durante dois dias, no Estádio Parc des Princes, em Paris. O torneio foi interrompido entre 1966 e 1972 - a disputa era anual - e voltou a ser disputado em 1973, a partir de quando, com exceção de 1974 e 1990, foi disputado regularmente, sendo então organizado pelo Paris Saint Geirman e seus patrocinadores. Pasmem, acabou somente em 1993. Sem dúvida nenhuma, uma competição muito bem-sucedida, de grande grife, tradição e história.

E as conquistas dos cariocas? Vamos a elas.

O Clube de Regatas Vasco da Gama, o Gigante da Colina, que já havia sido o campeão do Sulamericano de 1948 - título que vale alguns comentários numa outra oportunidade - , obteve na Taça de Paris de 1957, justamente na primeira edição do torneio, aquele que, sem exagero, talvez seja um dos troféus mais importantes de sua história. O Vasco entrou na disputa como campeão carioca de 1956, por excursionar pela Europa à época do convite; disputou contra o Racing Club de Paris, clube anfitrião, o Rot Weiss-Essen (campeão alemão de 1955 e primeiro clube alemão a jogar a Liga dos Campeões da Europa), e ninguém menos que o poderoso REAL MADRID (tricampeão da Copa dos Campeões da UEFA 1955/56/57, antecessora da Liga dos Campeões, e campeão espanhol). Em sua participação, venceu o Racing por 2 a 1 na semi-final no dia 12 de junho, e dignou-se a disputar a histórica finalíssima contra o gigante espanhol. O Vasco venceu por 4 a 3 em 14 de junho e sagrou-se campeão.

Anos depois, em 1963, foi a vez do Glorioso alvinegro carioca, o Botafogo de Futebol e Regatas, conquistar o troféu parisiense. Foi a sétima edição. Os adversários do Botafogo, campeão da Taça Rio-São Paulo de 1962 e bicampeão carioca 61/62, com o antológico escrete de Garrincha e Nilton Santos, eram, é claro, o anfitrião de sempre daquela época, o Racing, que havia conquistado o torneio em 1958 e 59, o RSC Anderletch (hexacampeão belga, uma das equipes mais fortes da época) e o Újpest FC, campeão húngaro de 1960. O Botafogo venceu o RSC com gol de Amarildo, por 1x0, em 11 de junho, e venceu a final por 3x2 sobre o Racing, o 'sempre dono da casa', em 13 de junho, meritoriamente sagrando-se campeão.

O outro carioca que conquistou tal galardão foi o Fluminense Football Club, o centenário Tricolor das Laranjeiras, que obteve a Taça de Paris por duas vezes, já na etapa em que o Paris Saint Geirman passou a organizá-lo. A primeira, em 1976, logo na época da lendária Máquina Tricolor de Francisco Horta. Os competidores não eram apenas clubes, mas também seleções; disputavam o Fluminense, a Seleção Olímpica Brasileira, o Paris Saint Geirman e um Combinado Europeu. Muitos dos jovens da Seleção Olímpica passariam a figurar na inesquecível Seleção de 1982. No Combinado Europeu, destacavam-se três jogadores da mítica Laranja Mecânica da Holanda de 1974. O Flu encantou com seu belo futebol, vencendo o PSG por 2 a 0 e conquistando a torcida francesa, vindo a conquistar a taça na final contra o Combinado Europeu. Num jogo belíssimo, venceu por 3 a 1 e foi ovacionado pelo público, conforme registram as crônicas da época.

Em 1987, o Fluminense conquistou o último título carioca da Taça de Paris, prestes a iniciar sua época de 'vacas magras'. O torneio se deu nos dias 9 e 10 de junho, tendo a participação do Flu, do campeão francês Bordeaux, do Paris Saint Geirman - que foi campeão em 86 -, e do iugoslavo Dínamo de Zagreb. O Flu venceu o PSG por 1xo, e foi campeão sobre o Bordeaux, numa vitória com gol do Washington do Casal 20.

E foi essa a trajetória carioca pelos bons ares franceses. Duas notas curiosas: primeiro, que, afora os cariocas, o Santos foi bicampeão do Torneio de Paris, e o Atlético-MG possui um título. Segundo, que ano passado, contando desta vez apenas com clubes locais, uma edição nova do Torneio foi realizada, em comemoração aos 40 anos do PSG, tendo o Bordeaux se sagrado campeão.

O Torneio de Paris é uma das mais belas páginas da história do futebol, dessas de que muitos esquecem, mas que sempre renderá interessantíssimas histórias. Até a próxima!

4 comentários:

na minha opiniao , e na opiniao de muitas pessoas antigas que acompanhavam esse torneio na epoca em que era disputado,esse torneio deveria ser reconhecido pela fifa como mundial de clubes ,pelo fato desse torneio ter caracteristicas mundiais.muitas pessoas antigas daquela epoca ja me falaram que esse torneio foi considerado pela imprensa da epoca como um mundial de clubes,e se a fifa considera os campeoes da copa europeia sul americana(copa toyota)como campeoes do mundo,mesmo nao considerando essa copa oficial,pelo fato de nao ter sido organizada por ela,entao porque nao considerar os campeoes do torneio de Paris como campeoes mundiais? o que seria muito justo, porque o torneio de Paris reunia as melhores equipes do planeta naquela epoca,o objetivo dos franceses na epoca foi criar o grande evento do calendario do futebol mundial da epoca,isso mostra que o objetivo dos franceses com esta competiçao era apontar um campeao mundial.existem muitos blogs de futebol que dizem que o torneio de Paris deveria ser reconhecido como mundial de clubes,e se for analisar bem,o torneio de Paris tem mais caracteristicas mundiais do que a copa toyota ,porque todos os campeoes do torneio de Paris disputaram 2 jogos e nao um jogo unico como os campeoes da copa toyota, entao se a fifa considera os campeoes de um torneio de partida unica , e que foi organizado por uma fabrica de automoveis como campeoes do mundo ,mesmo nao considerando esse torneio oficial entao a fifa tambem deveria considerar os campeoes do torneio de Paris como campeoes do mundo. parabens pelo blog,acho muito legal valorizar estas conquistas antigas , os verdadeiros conhecedores do futebol valorizam essas conquistas.

O TORNEIO INTERNACIONAL DE PARIS FOI O MUNDIAL DE CLUBES NAS 3 PRIMEIRAS EDIÇÕES EM 1957/1958/1959 , PERDENDO STATUS DE MUNDIAL INTERCLUBES APARTIR DE 1960 NA CRIAÇÇÃO DA TAÇA INTERCONTINENTAL QUE FOI ATE 2004 .

MERMÃO, O VASCO CHORA ESSE TITULO E O FLUMINENSE TEM DUAS TAÇAS DESSA DAI E NÃO FICA CHORANDO KKKKKKKKK

SOMENTE A PRIMEIRA EDIÇÃO DESTA TAÇA DE PARIS TEVE SIM CUNHO FE MUNDIAL DE CLUBES COMO DIZ OS FATOS E JORNAIS DA ÉPOCA AS OUTRAS EDIÇÕES NÃO A NENHUM INDÍCIO A EQUIVALENTE MUNDIAL ENTRE CLUBES OU SEJA CHORANDO E COMEMORANDO MERMÃO 🌏🌎🌍🏆⚽

Postar um comentário