quinta-feira, 9 de junho de 2011

Em apoio ao Mano

Toda renovação gera desconfiança. Mano começa a enfrentar as críticas da torcida. Afinal, esse não era o time que a torcida queria ?


Depois do fiasco na Copa do Mundo da África. Os brasileiros crucificaram Dunga e seu estilo retranqueiro de montar equipe. Dunga insistiu com Felipe Melo, Gilberto Silva e Grafite. Enquanto isso, todos pediam por Neymar e Ganso. Mano Menezes assumiu, fez as mudanças que queriam: convocou a galera nova que tá voando. Mas, depois dos resultados ruins com França e Argentina, empate diante da Holanda e uma atuação fraca, no segundo tempo, contra a Romênia, o trabalho do técnico gaúcho passa a ser alvo de críticas.


Todo início de trabalho é complicado, ainda mais com a seleção brasileira, que joga muito pouco. Desde Julho de 2010 no comando, Mano só vez 8 jogos com essa seleção renovada. Não é fácil pegar jogadores selecionados de clubes diferentes, botá-los em um campo e jogar o futebol mais bonito do mundo. Vale lembrar que a seleção espanhola, atual campeã do Mundo, joga junto desde a Copa de 2006, com uma base do Barcelona. Logo, o entrosamento é o ideal e, por isso, consegue bons resultados.

Na seleção considerada titular, apenas Júlio César, Lúcio, Elano, Ramires e Robinho estavam na última Copa ( Daniel Alves, Luisão e Thiago Silva eram reservas naquela época. ). De resto, é uma seleção renovada com muitos valores que a torcida brasileira reclamava pelas não-convocações. Neymar, Ganso, Pato e Robinho figuram no ataque. O último esforço da torcida foi pedindo o meia Lucas, do São Paulo, e ela foi atendida. Como um time, um conjunto, é possível ver uma evolução. O primeiro tempo contra Holanda e Romênia foram bons, o Brasil jogou bem, já que o time titular treina há mais tempo junto. 

Marcelo: esquecido na seleção
Saindo um pouco do tema das reclamações da torcida, vamos analisar a convocação para a Copa América. Nessa convocação, Mano foi coerente, chamou quem vem atuando com ele há mais tempo. Pessoalmente, tenho minhas ponderações. Gostaria de ver Marcelo e Hernanes nessa lista. Os dois estão jogando muita bola na Europa e não mereciam ficar de fora. Adriano (convocado para a reserva de André Santos) é reserva no Barcelona. Hernanes levou a Lazio nas costas no último campeonato italiano, evitando que o time fosse rebaixado. 

Não gostei da preferência pelo Fred e deixar Nilmar fora. O primeiro pouco jogou nesse primeiro semestre, enquanto o segundo vem atuando em bom nível há muito tempo. Muito veloz e sabe marcar gols. Outro nome que poderia aparecer nesse ataque é do atacante Hulk, do Porto. No gol, Jéferson vem agarrando muito, melhor goleiro do Brasil. Victor teve uma excelente fase ano passado, que o levou para a seleção, mas , atualmente, Jéferson está muito melhor. O meio de campo está quase perfeito, só convocaria o Hernanes em vez do Sandro, de resto, é o melhor a se fazer - minha opinião.

Seleção @2DoisToques

Vou explicar minhas escolhas, jogador por jogador.

Para o gol, Júlio César. Melhor goleiro do mundo, muito experiente. Não sei se estará atuando em alto nivel em 2014, mas, para esse início, é essencial para a mesclagem entre experiência e juventude - fundamental para a renovação da seleção. Na lateral direita, Daniel Alves é uma boa opção. Atuou muito bem na última temporada pelo Barcelona e não vejo nenhum brasileiro em melhores condições do que ele. Para 2014, vale olhar o Rafael, do Manchester United, e levá-lo para a reserva.

Na zaga, é senso comum que David Luiz e Thiago Silva serão os zagueiros da Copa. A entrada do Lúcio, nesse início de trabalho, é completamente aceitável, pela sua experiência e que ainda está jogando em alto nível. Na minha lateral esquerda, o dono da posição é o Marcelo. Não entendo porque o Mano fica de briguinhas com o jogador e não o convoca, ele é a melhor opção, sem qualquer tipo de dúvidas.

No meio de campo, fiquei com uma dúvida. Gosto muito do Lucas como marcador, mas preferi botar o Hernanes, tendo a possibilidade de um passe melhor entre a defesa e o ataque, além de uma opção de chute de média-longa distância. Para isso, Ramires jogaria um pouco mais recuado do que está jogando, ele nem precisará atacar né, com um ataque desse. PH Ganso seria o camisa 10 (normal). No ataque, é o que o Mano vem tentando por em prática. Pato como centro-avante, com Robinho e Neymar caindo pelas pontas.

De diferente do Mano só na lateral esquerda e a opção por Hernanes. De resto, apoio totalmente o trabalho do gaúcho na seleção. Acho que vem sendo produtivo. Convocações coerentes, só está faltando tempo para botar essa seleção nos trilhos. Tenho certeza que muitos, que estão cornetando agora, estarão exaltando o técnico daqui há 1 ou 2 anos. Confio muito no trabalho dele e podem me cobrar. Eu aposto todas as minhas fichas no Brasil em 2014. E você ?

- Bote a sua seleção aqui embaixo, nos comentários.


0 comentários:

Postar um comentário