sexta-feira, 3 de junho de 2011

DÍVIDAS: O que o torcedor não vê

Clubes brasileiros começam a oferecer salários com números próximos aos dos europeus. 


Desde a volta do Ronaldo para o Corinthians, os clubes brasileiros passam a investir em projetos de marketing para conseguir bancar transferências milionárias. Mas, será que todo esse investimento vale a pena ? As dívidas atraídas, são compensadas com títulos e melhores times ?



Os clubes brasileiros, nos últimos anos, assumiram o papel de formadores e vendedores de jogadores. Montavam elencos fracos, com um ou dois jogadores que se destacavam e logo eram vendidos ao exterior. Qualquer elenco com algumas peças de reposição se destacava (como foi o caso do São Paulo). Acreditando solucionar o problema, os clubes passaram a investir pesado na contratação de técnicos. Mas, técnico bom, sem elenco, é a contratar um engenheiro super-qualificado para trabalhar só com areia.

Porém, desde a vinda de Ronaldo para o Corinthians, a situação vem mudando - não que os técnicos passaram a receber menos. Os clubes começaram a montar elencos muito qualificados, investindo pesado na contratação de super-craques. Após Ronaldo, outra contratação mexeu com o futebol brasileiro, a de Adriano pelo Flamengo. Esses foram dois exemplos que deram muito certo. Trouxeram lucros e títulos.

Deivid: exemplo de investimento que não deu certo
Para avaliar essas contratações, os clubes se juntam com empresas privadas que fazem a maior parte dos investimentos. No Flamengo, a Olimpikus bancava cerca de 200 mil reais, enquando o Fla dava ao jogador 160 mil. A empresa bateu recordes de venda de camisas 10 com o nome do Imperador e, após sua saída, encorajou a empresa de materiais esportivos a investir na contratação de Deivid. O Flamengo banca cerca de 100 mil e o resto vai na conta da empresa. O jogador não emplacou e a Olimpikus lamenta a falta de sorte e banca seus salários - que o impedem de entrar em uma negociação.

Outros exemplos de que deram certo ou não podem ser ditos aqui, mas queria discutir outro ponto. Será que tá valendo bancar todos esses jogadores ? E as dívidas ? Como ficam ? Esse ano o que estamos mais vendo é grandes contratações. Ronaldinho Gaúcho, Elano, Gilberto Silva, Thiago Neves, Juninho Pernambucano, Liédson e por aí vai.

R10 trouxe patrocínios na partida de estréia e só
O Flamengo, recordista de dívidas, contratou 2 reforços de muito peso: Ronaldinho e Thiago Neves. Acreditando na força do nome do Ronaldinho e na experiência obtida com o êxito na transação de Adriano, a diretoria acreditou que, com o jogador, poderia atingir um patrocínio master com os maiores valores do mercado brasileiro. E até agora ? 5 meses depois de sua contratação e nenhum patrocinio e o clube começa a coçar o bolso e diminuir suas exigências.

O Corinthians, com sua camisa outdor, vem trazendo bons jogadores de fora. Emerson Sheik, Liédson, Alex e, recentemente, o goleiro Renan figuram entre as principais contratações. Porém, mesmo com as boas ações envolvendo o atacante Ronaldo, entre 2009 e 2010 o clube paulista atraiu uma dívida de cerca de 50 milhões de reais.

Saindo um pouco do foco específico desses dois times e olhando em âmbito nacional, vemos que de 2006 até 2010 as dívidas dos clubes brasileiros, juntos, quase TRIPLICARAM. E é isso que o torcedor não está vendo. Com excelentes times e a promessa do melhor campeonato brasileiro da história dos pontos corridos, a exaltação das grandes contratações está ofuscando esse mal.

Grandes elencos, grandes salários, grandes jogos. E a responsabilidade ?

*Tabela com as dívidas dos clubes brasileiros desde 2006

0 comentários:

Postar um comentário