quarta-feira, 15 de junho de 2011

A América começa a tremer




Na noite de hoje, a América começa a tremer novamente. Não estamos falando de nenhum terremoto, tampouco de erupção vulcânica... Apesar de haver 'cinzas' presentes nessa história.


Apesar dos problemas causados pelas cinzas do vulcão Puyehue, do Chile, terem ameaçado atrapalhar a festa - e até ameaçaram cancelar uma rodada do Campeonato Brasileiro -, começa hoje, no Uruguai, no estádio Centenário, a grande decisão de mais uma Copa Libertadores da América, atualmente considerada a mais importante competição do continente, e uma das mais relevantes do mundo. E a final coloca em oposição dois gigantes na história da competição.

De um lado, o uruguaio Peñarol. Sob a batuta do técnico Diego Aguirre, tem Martinuccio como referência técnica. O Penãrol chega como menos cotado à conquista do título, mas com méritos, sobretudo depois de ter eliminado a equipe do Vélez, que todos acreditavam - inclusive este que vos fala - que seria a classificada. O 'menos cotado', contudo, também tem uma história que o credencia a qualquer título continental. Nada mais, nada menos, que CINCO TÍTULOS da Libertadores - além de campeão da Copa Aldao, um torneio entre os campeões nacionais da Argentina e do Uruguai -, e detentor de TRÊS COPAS INTERCONTINENTAIS, o Peñarol é sem dúvida um dos mais tradicionais clubes do continente, e não pode ser subestimado em mais uma decisão.

Mas do outro lado, temos o representante brasileiro. Treinado por Muricy Ramalho, que tentará novamente conquistar um título que sempre escapou em sua carreira, o Santos Futebol Clube, gigante de São Paulo, tentará o terceiro título da competição, com o que igualará o rival São Paulo. O Santos possui DUAS LIBERTADORES DA AMÉRICA, em 1962 e 1963, ambas com o antológico escrete do Rei Pelé, mediante as quais credenciou-se à disputa e à conquista dos DOIS INTERCONTINENTAIS daqueles anos. Era uma época em que a Libertadores ainda possuía um peso menor, mas continua válida, sobretudo para uma visão atual. O Santos é, portanto, um gigante, e a equipe-sensação, com Neymar e cia., é sem dúvida nenhuma a favorita para o caneco. Espera-se que consiga suprir os desfalques na defesa e, escorado em seus notáveis valores individuais, tente adiantar seu lado já nesta partida de ida na decisão da Libertadores 2011.

O Santos, contudo, deve ter cautela. O Peñarol tem reais possibilidades de surpreender novamente, e todo cuidado é pouco. Quem será o campeão da América? Façam suas apostas. A decisão começa hoje às 21h50, e terminará no dia 22 de junho, semana que vem, em São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário