segunda-feira, 20 de junho de 2011

Entrevista com Leco - fixo do Joinville/SC

Mais uma vez, nós conseguimos uma entrevista muito boa com um craque do Futsal. Agora é a vez de apresentarmos o fixo Leco. O jogador participou do grande time de Jaraguá ao lado de Falcão, lá ele conquistou 3 Ligas Futsal e muitos outros títulos. Graças a suas grandes atuações, ele foi convocado para a seleção de futsal. Representando nosso país, Leco ajudou na conquista de 2 Grand Prix's e outros.



Mesmo com todo esse currículo, Leco ainda tem muitos objetivos a alcançar no futsal. Em sua entrevista ao blog 2DoisToques, o jogador contou como foi o seu início, o grande sucesso do Jaraguá, porque escolheu o Joinville e falou sobre a seleção de futsal. Acompanhe:

@2DoisToques: Como foi o início da sua carreira ? Quais foram as maiores dificuldades ?

@lecofutsal08: Comecei a jogar com 11 anos, quando conciliava futsal e futebol. Jogava futsal no Clube Recreativo Chapecoense e futebol na Escolinha Fibraleao em Chapeco.
Fui para Jaraguá do Sul no ano 2000, com 16 anos e tive toda iniciação no profissionalismo do futsal ainda quando a equipe se chamava Breithaupt/Caraguá/ADJ (em 2001 a Malwee malhas tornou-se a patrocinadora). Minhas maiores dificuldades foram ficar longe dos meus amigos de infância em Chapecó. Dentro de quadra tive excelentes treinadores de base e no adulto já com Ferretti tive como mestres na quadra atletas como Junai, Chico, James e Xande.

@2DoisToques: O Jaraguá foi um dos maiores times da história do futsal brasileiro. Não só envolveu um clube e uma empresa, mas uma cidade inteira. Como foi atuar nessa equipe ? Era muito assediado na cidade de Jaraguá do Sul ?
Leco em ação pelo Jaraguá

@lecofutsal08: Para mim foi um grande desafio se firmar em uma equipe com atletas renomados, consegui isso ainda jovem com muito treino e dedicação. Hoje sinto orgulho por tudo que conquistamos. Enquanto estávamos lá, só pensávamos em conquistar o próximo campeonato, nunca paramos para contar nossos títulos. A ambição e dedicação dos atletas daquela equipe era fantástica, pra mim foi um crescimento enorme e a certeza que o trabalho feito com prazer, alegria e responsabilidade rende frutos.
A equipe se tornou a maior atracão da cidade e eu criei uma identidade bacana com a torcida numa relação em que nunca me senti mais que ninguém e o resultado disso foi que acabei ficando amigo de vários torcedores. Quanto ao assédio, nunca busquei popularidade e sim notoriedade, o reconhecimento era fruto do que eu apresentava em quadra e ficava feliz de ver crianças tendo o Leco como exemplo, o que aumentava minha responsabilidade tanto dentro como fora de quadra para que os meus princípios de disciplina, respeito e dedicação ficassem sempre em evidência.  

@2DoisToques: Para você, qual foi o auge dessa equipe ?

@lecofutsal08: Penso que o sucesso da equipe deve-se, em grande parte, pelo fato de ter que estar sempre provando o quanto ela era boa e isso fez com que estivéssemos sempre com a "guarda armada". Ouso dizer que aquela equipe ainda tinha o que evoluir e poderia enumerar atuações excepcionais desde 2004 até 2011 por isso não sei quando atingiu seu auge. 

@2DoisToques: Ainda no Jaraguá, você foi lembrado por jogar com muita raça. Você se inspirou em quem ?

@lecofutsal08: A vontade de vencer faz com que você lute incansavelmente pela vitória.
O futsal é um esporte muito competitivo e você precisa ter um algo a mais para ajudar sua equipe e se destacar. Meu irmão (Junai) influenciou muito no meu estilo de jogar, pois não admitia que eu fosse treinar sem que a dedicação fosse total. Não tenho ídolos, mas gostava muito do Dunga do futebol.  

@2DoisToques: Ao fim do Jaraguá, a base do time se transferiu para o Santos. Por que você escolheu o Joinville e não seguiu com seus companheiros para Santos ?
Leco, de branco, em ação pelo Joinville contra o Santos.

@lecofutsal08: Eu tive três propostas oficiais no final do ano passado. O Santos, uma equipe do exterior e o Joinville. Desejava jogar ao lado do meu irmão Junai e isso pesou bastante além de achar que o Joinville tem uma das melhores condições para trabalhar no futsal, pelo profissionalismo e seriedade da diretoria. Também gostei do desafio de Joinville nunca ter conquistado uma Liga Nacional apesar de sempre ser candidata. Quanto ao Santos tenho o maior carinho e inclusive tenho amigos lá, mas considero o Santos uma nova equipe ainda por provar sua qualidade, como está fazendo, não podemos esquecer que jogadores como Chico, Tiago, Marcio, Lenisio e Eu também formávamos a base da Malwee. Jogar fora do país não passava pela minha cabeça até esse ano, quem sabe daqui pra frente pensarei com mais carinho se surgir essa possibilidade.  

@2DoisToques: O Joinville passou por uma fase ruim no início da Liga. Mesmo com um elenco muito forte, não conseguia vencer. Hoje, o quadro mudou. Qual foi o diferencial para tal mudança ?

@lecofutsal08: Mesmo com as derrotas, no início da Liga, sabíamos que não estávamos jogando para estar naquela situação e logo as coisas iriam melhorar. Tivemos muitas conversas para que a confiança, que já estava abalada, após 9 jogos e apenas 1 vitória, não piorasse e também teve mudanças de ordem tática e técnica, mas sem abrir mão da base do nosso trabalho.

@2DoisToques: Qual foi sua primeira convocação para a seleção ? Como foi sua estréia ?

@lecofutsal08: Minha primeira convocação foi em 2005 para amistosos contra Croácia e Holanda. Lembro da sensação como se fosse hoje, foi a realização de um sonho de criança aliado ao desafio de conquistar meu espaço ali dentro. Consegui jogar bem e ter uma sequência de convocações. 

@2DoisToques: Há 5 anos sendo constantemente chamado para a seleção, você vem presenciando a diminuição da diferença técnica entre o Brasil e as outras seleções do Mundo. Como você explica tal situação? Qual é o principal adversário do Brasil , atualmente ?
Leco em jogo pela seleção brasileira
@lecofutsal08: Com o futsal sendo difundido no mundo todo, vejo isso como algo normal. Hoje existe brasileiros jogando futsal e treinando equipes em todo lugar. Esse intercâmbio ajudou nessa aproximação, além da questão física para qual o futsal caminhou. Hoje a preparação física nivelou o jogo e a diferença técnica caiu. A Espanha, sem dúvidas, ainda é o grande adversário do Brasil, seguido pela Rússia, que há pouco tempo atrás derrotou nossa seleção.

@2DoisToques: Você já esteve em convocações que agregavam craques como Falcão, Lenísio, Vander, Schumacher e Lavoisier. Hoje, também presencia uma seleção renovada. O que você vem achando dessa nova seleção ? O que diz aos garotos, já que você é um dos mais experientes ?
Leco com a taça do Torneio da China

@lecofutsal08: Acredito que o Brasil está muito bem servido para o futuro. A seleção que esteve na China, em um torneio no final de maio, (VEJA MAIS) não contava com nenhum campeão mundial e, com uma média de idade, baixa atingiu um equilíbrio e uma consistência fantástica, jogando com personalidade, passando por cima da forte seleção do Irã, por exemplo, que ostenta alguns empates contra nós em seu currículo.
Apesar de ter 95 jogos pela seleção e 27 anos de idade acho que muito tenho a fazer pela seleção ainda. Quando converso com jogadores mais novos, procuro frisar a importância de não esquecer o que lhe trouxe até ali, é preciso valorizar o clube que lhe propiciou tal desempenho e se dedicar cada vez mais no dia a dia do clube. 

@2DoisToques: Está faltando algum título na sua carreira ? Qual ?

@lecofutsal08: Tanto pelo clube, quanto pela seleção só não tenho o mundial. Tenho ainda uns seis a oito anos para correr atrás deles.

@2DoisToques: Faça uma seleção de jogadores que já atuaram com você.

@lecofutsal08: Tiago, Schumacher, Falcão, Manoel Tobias e Lenísio.

@2DoisToques: Por fim, envie um recado aos leitores do blog 2DoisToques

@lecofutsal08: Aos leitores do 2DoisToques.
Continuem prestigiando quem trata o esporte com seriedade e colabora para o desenvolvimento de todas as modalidades esportivas do nosso país.
Parabéns ao blog pelo rápido sucesso!

@2DoisToques: Muito obrigado, Leco. Nós que agradecemos toda a atenção que você teve com a gente. Obrigado pela oportunidade que nos deu de te entrevistar já que é um grande vencedor no esporte. Até a próxima !


VEJA VÍDEOS COM GOLS E LANCES DE LECO:
O primeiro gol da final da Liga Futsal de 2008 marcado por Leco

Gol de Leco aos 32 segundos do vídeo





Quem quiser acompanhar o Leco pelo twitter é só acessar: http://twitter.com/#!/lecofutsal08





Veja também:

0 comentários:

Postar um comentário