segunda-feira, 27 de junho de 2011

A TRAGÉDIA DOS MILIONÁRIOS




Saindo um pouco dos limites do território tupiniquim, não se poderia deixar de fazer menção ao grande destaque do futebol internacional no dia que se passou. Os 'Milionários'- apelido dos adeptos do tradicionalíssimo e gigante time do River Plate, 34 vezes campeão argentino, 2 vezes campeão da Copa Libertadores da América - viram seu time ser rebaixado de forma inédita para a segunda divisão da terra de 'nuestros hermanos'. Foi este o dia mais triste de seus 110 anos de história.




Trata-se de uma infeliz coincidência... Também no dia 26 de junho, mas há 15 anos, o River Plate, segunda maior torcida da Argentina e uma das marcas mais fortes do mundo, conquistava os gramados da América pela segunda vez na competição mais importante do continente. A partir de agora, quando o torcedor se lembrar desta data, pensamentos conflitantes lhe virão à mente... O aniversário de um dos dias mais felizes e gloriosos da saga 'milionária'; mas também, do dia mais triste da história do clube.




O River Plate caiu para a 'série B' num empate em 1 x 1 para o Belgrano, no Monumental de Nuñez. A equipe precisava vencer, após perder por 2 a 0 em Córdoba, por 2 gols de diferença para conseguir a salvação que evitaria sua saída do rol de clubes que nunca foram rebaixados na Argentina - agora ocupado apenas pelo Independiente e pelo arqui-rival Boca Juniors, que certamente por muito tempo não deixará a torcida do River em paz.... Mas vale lembrar que o rebaixamento na Argentina se dá em decorrência da campanha feita nos últimos três anos, de acordo com a média dos clubes nos mesmos. As duas piores equipes na média são rebaixadas todo ano, e os décimo sétimo e décimo oitavo colocados disputam, com os terceiro e quarto colocados da Segunda Divisão, a vaga na elite. Nesse sistema complicado, o River foi um dos quatro piores, e amargou o fracasso na disputa pela permanência - o 'promedio'.




Revoltada, a torcida do clube argentino provocou cenas de ataques, arremesso de objetos e vandalismo no estádio e nos arredores. Houve feridos, até entre policiais. Sob choro e deploráveis cenas, mais um gigante do futebol mundial terá de ficar um tempo longe da elite em seu país. O fato coloca em destaque, especificamente, a queda do futebol das duas maiores equipes argentinas, o River e seu rival Boca, que há algum tempo parecem vir mal das pernas.

0 comentários:

Postar um comentário