sexta-feira, 10 de junho de 2011

O convincente vice Coxa-branca


Primeiramente, meus sinceros parabéns à nação cruzmaltina, pela bela festa e pela adição de uma nova e reluzente taça à sua notável galeria, a Copa do Brasil 2011. Nosso futebol carioca, em tempos ainda recentes remoendo-se da precariedade e da ausência de títulos de maior expressão, agora começa a retomar o trilho das contundentes vitórias. Não há como não notar o crescimento do número de conquistas, começando pela Copa do Brasil do Flamengo em 2006, passando pela do Flu em 2007, os Campeonatos Brasileiros de ambos em 2009 e 2010, finalizando - por ora - com a suada conquista da Copa do Brasil vascaína. Vocês, que esperaram oito anos por um título de elite, mereceram essa grande comemoração.


Mas temos visto algumas apreciações de que frontalmente discordamos. Temos visto pessoas desmerecendo o Coritiba, como se este fosse um adversário de pequena monta, o que acaba mesmo por diminuir a conquista vascaína - na verdade, esta é a intenção. Porém, pedindo licença aos companheiros da cruz-de-malta, vamos defender o Coritiba.

O Coxa-branca, recordista absoluto de títulos paranaenses com 35 conquistas, fundado em 1909 por alemães no estado do Paraná, o mais antigo e tradicional clube do estado, tem entre suas glórias o Campeonato Brasileiro de 1985, ganho em cima do Bangu (sim, o nosso Bangu foi vice-campeão brasileiro naquele ano). Foi o primeiro time do Sul a ganhar um campeonato de cunho nacional, o Torneio do Povo de 1973, que reunia os clubes de maior torcida nos respectivos estados do Brasil. É uma agremiação, portanto, que possui um passado e uma história no mínimo respeitáveis.
O seu presente, porém, também impõe respeito. Em que pese o vexame dado em 2009 no Couto Pereira, quando o Brasil e o mundo assistiram às cenas de vandalismo na partida final do Campeonato Brasileiro, o Coxa-branca se reergueu, e apresentou sinais de um efetivo planejamento. Assistimos a uma notável conquista do bicampeonato da série B em 2010 (o Coxa já possuía a taça de 2007), mesmo havendo perda de mandos de campo no início, numa recuperação significativa. Temos no Coxa o expressivo número de 30 mil sócios, ficando atrás apenas da dupla GRE-NAL no país.
No ano corrente, se nos chama a atenção a contundente goleada por 6 a 0 sobre o Palmeiras, ainda mais se destaca a sequência recorde de 24 triunfos consecutivos. Temos uma equipe que apresenta bom potencial, e o resultado de um bom trabalho que a levou à inédita decisão da Copa do Brasil. Caso levemos em consideração a declaração da diretoria coxa-branca, que afirma que o seu planejamento era que o Coritiba chegasse até essa final apenas em 2013, temos um planejamento muito bem-executado, com a classificação antecipada por um time que foi 'sensação' no primeiro semestre, merecidamente disputando o troféu com o Gigante da Colina - e que teria perfeito mérito caso o vencesse.
Portanto, não diminuam o Coritiba. Não é justo. O convincente vice do Coxa-branca, que promete - caso não haja desvios, infelizmente comuns - ser um clube relativamente promissor nos próximos anos, é indiscutível. Não é coerente diminuir o título do Vasco, depreciando aquele que tanto se esforçou para abrilhantar a decisão e toda a competição. Parabéns à equipe coxa-branca, e à torcida que fez do estádio um caldeirão - com exceção de alguns, que voltaram a tacar objetos ao final... Parabéns, de novo, à nação vascaína pela conquista. Saudações!

0 comentários:

Postar um comentário