sábado, 18 de junho de 2011

Entrevista com Tiago, goleiro da seleção

O blog 2Toques entrevistou o melhor goleiro de futsal do mundo, Tiago. O goleiro que já vestiu a camisa da seleção por várias vezes, conquistando muitos títulos com a amarelinha, dentre eles o Pan-Americano do Rio em 2007. O mais especial foi em 2008, com o título mundial. No mesmo ano, ele foi eleito melhor goleiro do mundo e terceiro melhor jogador do Campeonato Mundial. Mesmo assim, Tiago não diminuiu seu ritmo de treinos.

Tiago com os prêmios de melhor goleiro do mundo e
terceiro melhor jogador do Mundial

Além da seleção, o goleiro defendeu o grande time da Malwee/Jaraguá. Conquistou as Ligas de 2007, 2008 e 2010. Eleito melhor goleiro da Liga em 2007 e 2008. Após o fim do time de Jaraguá, ele foi jogar no futsal russo, mais precisamente, no Gazprom/Ugra. De volta ao Brasil, Tiago está procurando um clube para se firmar e estar presente na lista para o Mundial de 2012. Em sua entrevista ao Blog 2DoisToques, Tiago falou sobre sua vinda ao Brasil, seleção e planos para o futuro. Acompanhe:


@2toques_: Como está sua preparação enquanto não acerta a sua ida para algum clube ?

@GoleiroTiago: Iniciei trabalhos físicos e específicos no São José Futsal, pois confio muito no trabalho do Firma e do Ivan Gomes. Não posso ficar parado, pois quando decidir por qual equipe irei atuar, vou pegar a Liga Nacional á todo vapor!

@2toques_: Seu interesse é ficar no Brasil ? Já tem propostas?
Em ação pelo Gazprom

@GoleiroTiago: Fico no Brasil pelo menos até o Mundial da Tailândia, ano que vem. Dependendo da 
situação do mercado por aqui, não vejo mais a necessidade de atuar fora do país, mas não descarto um retorno ao futsal Russo. Há equipes interessadas, mas nenhuma proposta concreta pra este ano.
@2toques_: Você, recentemente, passou pela Rússia. O que sentiu de diferença em relação ao profissionalismo ?

@GoleiroTiago: Na Rússia a cultura sobre a preparação é muito diferente. Treinávamos apenas um turno e comecei a sentir que era pouco. Durante as partidas acabei confirmando isso, com a queda do meu rendimento. Sem a perspectiva de mudança em relação aos treinamentos, minha decisão foi tomada rapidamente, logo após nossa eliminação na Superliga Russa.


@2toques_: Quem te segue no twitter, vê que você é torcedor do Santos. O alvinegro está com uma super-equipe de futsal, existe a possibilidade de você integrar a equipe ?

@GoleiroTiago: O Santos está com um time muito bem organizado e com o orçamento fechado. Além disso, o Djony é o goleiro da seleção hoje! Caso exista essa possibilidade, será só para o ano que vem.

@2toques_: Por que você não atuou pela seleção no Torneio da China ?

@GoleiroTiago: Quando foi feita a convocação, meu time estava nos play-offs da Superliga Russa. Só jogadores que atuam em times brasileiros foram convocados.

@2toques_: Como você vê essa renovação da seleção ? 

@GoleiroTiago: A comissão técnica da seleção está dando oportunidades para vários novos talentos. Creio que o Pipoca e o Vander terão dificuldades na hora da decisão já agora no Grand Prix.

Tiago realizando defesa pelo Jaraguá

@2toques_: Você já está com 30 anos, já pensa na aposentadoria ? Pode eleger um sucessor ?

@GoleiroTiago: Tenho como objetivo profissional disputar mais 2 Mundiais, 2012 e 2016. A decisão será minha de acordo com rendimento e alegria de estar em quadra. Gosto muito do Léo Oliveira e do André, mas eles terão que "brigar" muito comigo por um tempo ainda, kkk...

@2toques_: Recentemente, foi divulgado que o futsal está com boas chances de entrar nos Jogos Olímpicos do Rio de 2016. Você se vê nessa competição ?

@GoleiroTiago: Disputar as Olimpíadas é o grande sonho do Futsal. Tivemos o gostinho do clima "olímpico" durante o Pan Rio 2007. O Brasil deu um show de organização. A torcida continua grande, mesmo que seja só como demonstração em 2016 no Rio.

@2toques_: Cite uma partida inesquecível para você.

@GoleiroTiago: Com certeza a final do Mundial 2008. Exigiu um grande comprometimento individual e coletivo. Juntamente com a conquista e a retomada da hegemonia para o nosso país, ainda foram somadas as premiações da "Luva de Ouro" (melhor goleiro da Copa) e da "Bola de Bronze" (terceiro melhor jogador da Copa). Foi uma imensa alegria em apenas uma manhã!
@2toques_: Você viveu a evolução do futsal no mundo. Antes o Brasil ganhava todas fácil, hoje em dia, não é assim. O que você acha que foi fundamental para tal evolução ?

@GoleiroTiago: O futsal evoluiu e as seleções acompanharam, muitas delas baseadas no Brasil e na Espanha. A saída de brasileiros para o exterior também contribui com o futsal no mundo.

@2toques_: Tiago, obrigado pela sua atenção. Estaremos na torcida para que você consiga um clube o mais rápido possível, já que qualidade você tem, indiscutivelmente. Assim, consequentemente, esteja no Mundial de 2012. Até a próxima !

VEJA O VÍDEO COM DEFESAS SENSACIONAIS DE TIAGO:

Acompanhe o Tiago na internet.
BLOG: 
TWITTER: 
http://twitter.com/#!/GoleiroTiago


Veja também:

2 comentários:

MUUUUUUUUITO BOA,TIAGO,MEU GRANDE IDOLO,
SUGESTÃO:FAÇAM UMA ENTREVISTA COM O GOLEIRO GABRIEL MIRAGLIA,DO MARCA TREVIGIANA FUTSAL,E DA SELEÇÃO SUB-21 DA ITÁLIA
abraços ;)

Postar um comentário