segunda-feira, 11 de julho de 2011

A vitória do alívio! Argentina 3x0 Costa Rica

As equipes


Argentina e Costa Rica se enfrentaram pela última rodada da fase de grupos da Copa América no estádio Mário Kempes. A Argentina necessitava da vitória para passar de fase, se empatasse ou perdesse, dependeria de resultados dos outros grupos para passar em 3º lugar. Já para a Costa Rica, somente o empate era necessário para passar de fase. O técnico Batista, da Argentina, resolveu mudar o time e colocou Agüero, Di Maria, Higuaín, Gago e Zabaleta no time titular, barrando nomes como Tevez. O objetivo era aumentar a potência do ataque argentino e o resultado foi muito positivo.


O jogo


A partida começou morna. A Argentina tinha posse de bola e tentava chegar ao ataque, mas só levou perigo aos onze minutos, quando Agüero tocou para Higuaín, que dominou e chutou para fora. No lance seguinte, Messi sofreu falta e ele mesmo cobrou com perigo, mas por cima do gol. Os argentinos conseguiam uma ótima posse de bola e envolviam o time costarriquenho, ao contrário dos outros dois jogos, onde o time foi dominado diversas vezes pelo rival. Aos vinte, em mais um lance perigoso, Agüero chutou de fora da área e a bola passou rente à trave. A Costa Rica só levou perigo uma vez neste primeiro tempo e foi num chute de longa distância do volante Mora, que passou por cima. Aos vinte e cinco, numa cobrança de escanteio, Burdisso cabeceou e a bola foi no travessão. Era a chance mais clara de gol até então dos argentinos. Logo depois, numa jogada individual, Messi caiu na área e pediu pênalti, mas o juiz ignorou e mandou o jogo seguir e realmente ele estava com razão, o melhor do mundo até foi tocado, mas exagerou na queda. O tempo ia passando, a Argentina não conseguia marcar o gol, a torcida ia ficando tensa e começava a pedir pelo meia Javier Pastore, que até agora não estreou nesta Copa América, apesar de ter feito uma bela temporada européia. Aos trinta e três, Agüero passou vergonha a isolar a bola após passe de Messi e logo depois, mais uma vergonha. Desta vez, Higuaín falhou feio na cabeçada, após lindo cruzamento de Messi. Aos quarenta e dois, mais um lance de desperdício do atacante Higuaín, ele recebeu passe açucarado de Messi, mas chutou muito longe do gol.

A Argentina já tinha perdido um caminhão de gols, principalmente Higuaín e Agüero. O jogo se encaminhava para o intervalo e a torcida ficava cada vez mais tensa. Até que aos quarenta e quatro, a bola sobrou para Gago, que chutou no meio do gol, mas o goleiro Moreira deu rebote e Agüero estava esperto e aproveitou para empurrar a bola para o fundo do gol. Era o gol de alívio dos jogadores e da torcida, fim de primeiro tempo.


As equipes voltaram para o segundo tempo e a Costa Rica com duas mudanças. Entraram Randall Brenes e Diego Madrigal, para saída de Calvo e Martinez.

Logo aos cinco minutos, Di María caiu na área e pediu novamente pênalti e o juiz ignorou outra vez. Mas aos sete minutos, em passe perfeito de Messi, Agüero aparece e toca no cantinho do goleiro Moreira para fazer 2x0. Após o gol a Costa Rica mexeu pela última vez, tirando Elizondo e colocando Miguel Valle. A Argentina dominava claramente o jogo, muito mais até do que no primeiro tempo. Aos catorze, Higuaín foi puxado claramente na área, mas nem o juiz nem o auxiliar acusaram penalidade. Logo depois, em mais um passe do melhor do mundo, Higuaín apareceu livre para chutar, mas mais uma vez errou o alvo. Aos dezoito, novamente passe dele, Messi, e gol de Di Maria. A Argentina então fazia 3x0 e pintava clima de Olé e goleada.


Passada a euforia do terceiro gol, a Argentina começou a apenas valorizar a posse de bola, mas sem chegar com mais perigo. Aos vinte e oito, Agüero fez linda jogada, mas na hora de passar a bola para Messi, colocou muita força e a bola foi para fora. E para a alegria da torcida local, Pastore foi chamado por Batista aos trinta minutos e entrou aos trinta e quatro, no lugar de Higuaín, que se esforçou durante todo o jogo, mas não conseguiu marcar. O técnico Argentina aproveitou e fez a troca de Di María por Biglia. Depois das trocas, a Argentina continuou a tocar a bola sem objetividade e aos trinta e nove, a última mudança foi feita. Entrou Lavezzi no lugar de Agüero, que realizou uma bela partida. E logo em seu primeiro lance, Lavezzi recebeu passe de Messi, chutou e a bola foi na trave, na sobra Biglia tentou empurrar pro gol, mas a zaga conseguiu tirar em cima da linha e o goleiro se recuperou e fez a defesa. E aos quarenta e dois, a Costa Rica conseguiu chegar com perigo pela primeira vez no segundo tempo! Cubero cabeceou e obrigou Romero a fazer bela defesa. E no lance seguinte, em cobrança de falta, Campbell mais uma vez assustou a torcida chutando a bola na rede por cima do gol. O jogo ainda rendeu alguns minutos, mas aos quarenta e sete o juiz apitou o fim de jogo. Bela vitória da Argentina por 3x0 e classificação assegurada no segundo lugar do grupo.



Análise


Antes tarde do que nunca. Acho que essa frase define bem o plano de jogo da Argentina hoje. O técnico Batista percebeu alguns erros que a equipe cometeu nos dois primeiros jogos e resolveu mudar o time, colocando boas peças que estavam no banco e deu certo! O primeiro tempo foi mais tímido, mas era questão do primeiro gol sair e os outros sairiam em consequência. Demorou, mas aconteceu. Eu acho que não preciso destacar muito um certo jogador chamado Messi. É só olhar quantas vezes eu citei a frase “passe de Messi”. O “pulga” vestiu a camisa, entrou no jogo e disse: hoje eu vou brilhar! E foi assim, ele conseguiu trilhar a vitória da Argentina com a sabedoria e genialidade de sempre. Outro jogador importante hoje foi Sergio Agüero, que fez dois gols e belas jogadas e foi muito mais participativo do que Lavezzi. Sobre Di Maria e Higuaín, os dois se esforçaram muito, mas o primeiro apesar de ter feito um gol, as vezes sumia e o segundo, pecou demais nas finalizações, que se tivesse completado bem a maioria delas, a Argentina sairia de campo com uma goleada histórica. Gago deu melhor qualidade no passe de bola entre a defesa e o ataque e a defesa por sua vez, não comprometeu, só levou perigo no fim do jogo.

Enfim, agora é esperar para ver quem será o adversário deles nas quartas de final e torcer para que o futebol apresentado hoje se repita, muito especificamente falando de Lionel Messi.

0 comentários:

Postar um comentário