domingo, 3 de julho de 2011

Brasil não consegue jogar bem e apenas empata com a Venezuela por 0x0

Pré-jogo

Brasil e Venezuela entraram em campo nesta tarde de domingo em La Plata. Era a estréia das duas seleções na Copa América de 2011.
O pré-jogo foi marcado pela quebra do protocolo da competição, que apontava que as duas equipes deveriam entrar em campo às 15:50h para a formação e execução dos hinos nacionais. Porém, os jogadores só apareceram em campo às 16h e os responsáveis pela partida resolveram cancelar a execução dos hinos e partir direto para o início do jogo.

O jogo
Logo ao rolar da bola, o Brasil ganhou a posse de bola e partiu para seu primeiro ataque. Robinho recebeu e chutou, mas o chute saiu fraco e o goleiro Vega encaixou facilmente. Aos cinco minutos, mais uma chance apareceu, mas Neymar preferiu o drible em vez do chute e perdeu a jogada. Aos doze minutos, a primeira jogada usando as laterais. André Santos recebeu, cruzou para a área e Robinho escorou, mas pegou mal e a bola foi para a linha de fundo. Desse lance até os vinte e cinco minutos, a Venezuela conseguiu encaixar a marcação, levando todos seus onze jogadores para o campo de defesa e, assim, conseguiu segurar a equipe brasileira que apenas conseguia tocar a bola entre o meio de campo e a zaga. Mas aos vinte e seis minutos, Daniel Alves recebeu com liberdade e rolou para a área, Pato dominou e chutou muito forte e a bola explodiu no travessão. Foi a primeira chance clara de gol no jogo. Logo em seguida, o jogo foi interrompido porque um cachorro invadiu o campo, mas não demorou muito para que o próprio, sozinho, achasse a saída do campo. O lance seguinte foi um lançamento primoroso de Ramires para Pato na ponta direita, ele dominou com categoria, chutou e obrigou Vegas a defender em dois tempos.
O Brasil insistia nas jogadas pelo lado esquerdo, mas só chegava com perigo pelo lado direito do campo, com as jogadas de Alexandre Pato. Até então, Ganso estava sumido do jogo e Neymar não apresentava um futebol condizente com o que ele pode jogar. Mas aos trinta e sete minutos ele resolveu aparecer e lançou Robinho, este chutou e a bola passou pelo goleiro, mas o zagueiro Vizcarrondo se jogou no chão e conseguiu cortar a bola com o ombro. Os jogadores pediram pênalti no lance, mas o juiz mandou seguir o jogo, corretamente.
O jogo se encaminhava para o final do primeiro tempo, até que aos quarenta e quatro, em rápida jogada de contra-ataque, Ganso ignorou o Fair Play - havia um jogador venezuelano caído no campo - e lançou Neymar, que chutou com desvio e a bola passou rente à trave. Após o lance, alguns venezuelanos partiram para cima de Ganso para cobrar o não Fair Play, mas o meia brasileiro alegou que estava de costas e não tinha visto o jogador caído. Logo em seguida, o juiz apitou o fim do primeiro tempo. Brasil 0 x 0 Venezuela.

Melhor chance brasileira no primeiro tempo foi uma bomba de Alexandre Pato no travessão  Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
O segundo tempo começou e a Venezuela adotou novamente a retranca. O Brasil trocava passes, mas não conseguia chutar ao gol com objetividade. Aos dezessete minutos, Mano Menezes resolveu fazer a primeira alteração e tirou Robinho para colocar Fred. A seleção então tinha dois homens de área e Neymar seria recuado para fazer o meio de campo com Ganso. Porém, nada disso adiantou, o jogo permanecia o mesmo. Aos trinta minutos, Mano perdeu a paciência e fez logo duas alterações. Tirou Ramires e Pato, para entrada de Lucas e Elano. Dessa vez, nada mudou novamente! O jogo seguia com a mesma burocracia e irritava a torcida presente no estádio e aos que assistiam em casa também. Nesse momento, as vaias já rolavam soltas em La Plata. O último lance de “perigo” do jogo, foi um chute cruzado de André Santos, mas não levou perigo ao gol de Vega. Conclusão: final de jogo, a equipe brasileira conquistou um empate melancólico com a seleção da Venezuela.

Análise do jogo
O Brasil entrou com a sua melhor formação disponível, se esperava muito do quarteto de frente, que tinha Ganso, Robinho, Pato e Neymar. Porém, nenhum desses conseguiu apresentar um futebol convincente. Apenas Pato conseguiu levar perigo com dois ou três chutes, um deles na trave.
A Venezuela adotou desde o início a tática de marcação, pressionando a troca de passes do Brasil, não deixando os meias criarem. E funcionou! O segundo tempo conseguiu ser mais chato do que o primeiro, nem as mudanças que Mano fez surtiram efeito.
Há quem diga que o melhor lance do jogo foi o desfile do cachorro pelo campo. E eu concordo!
A estreia poderia ter sido pior, com uma derrota. Mas o empate, com o futebol apresentado, colocou uma dúvida nas cabeças dos torcedores: será que a seleção conseguirá conquistar a Copa América se continuar jogando o futebol que apresentou hoje?

Robinho e Daniel Alves - Brasil x Bolívia (Foto: Bernadino Ávila/EFE)

0 comentários:

Postar um comentário