segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Entrevista com Valdin, pivô da seleção e do Santos

O 2toques tem orgulho de apresentar mais uma entrevista para nossos leitores. Entrevistamos, nada mais, nada menos, que Valdin, apontado como o melhor jogador em atividade no futsal brasileiro. 


Valdin contou para a gente como foi sua história, até chegar aonde está. São poucos que conseguem tamanha credibilidade e respeito no meio do esporte. A história de Valdin só nos faz ter mais admiração ainda pela pessoa que é. Ex-trocador de ônibus em Fortaleza, sua cidade natal, foi campeão Pan-Americano em 2007 e conquistou outros muitos títulos por onde passou.

O camisa 13 da seleção se destacou muito no Jaraguá/Malwee, onde conheceu e se tornou um grande amigo do melhor do mundo, Falcão.


Acompanhe a entrevista onde Valdin fala de sua relação com o craque e algumas de suas histórias:


@Você teve uma ascensão meteórica no futsal. Antes de se profissionalizar, era cobrador de ônibus e 3 anos depois já estava, no então principal time do Brasil, o Jaraguá. Conte para nós como foi essa alavancada na carreira.


@É verdade foi tudo muito rápido,  graças a Deus. Tive um convite da equipe do Camocim- CE em 2003 para a disputa da Taça Brasil, em Jaraguá do Sul-SC. Depois fui para o Palmeiras de Goiás e fiz uma ótima temporada. De lá fui para o Jaraguá/Malwee onde passei 4 anos de alegrias e pude ganhar todos os títulos possíveis.


@Como foi sair do Nordeste e conseguir o sucesso no sul do país, longe da família e amigos ? Era, realmente, o seu maior sonho ?


Valdin comemorando gol pela seleção
@:  Sempre foi meu maior sonho sim. Em primeiro lugar, queria ser jogador de campo, mas Deus me pôs no caminho do futsal e sou grato até hoje. Sair do Nordeste para o Sul do país não é fácil, é muito preconceito com o povo nordestino, mas, graças a Deus, tive a oportunidade de conhecer pessoas que me deram muito apoio, além da família que é o alicerce de tudo.



@Você já sofreu algum tipo de preconceito ?

@Na verdade, nunca aconteceu comigo, mas com amigos que já tiveram vários casos. No meu caso, procuro fazer por onde para que nunca aconteça comigo.


@Nos anos de Jaraguá, você conseguiu muitos e muitos títulos. Na última partida da equipe, foi fácil de ver o semblante emocionado de todos os jogadores. Nos últimos dias, foi veiculado a possibilidade da equipe voltar a Liga Futsal de 2012. Como vocês, que participaram de todo aquele processo, se sentem com tal notícia ? Dá vontade de voltar ?


@Não deveria ter acabado. Uma das equipes mas vencedoras do Brasil. Fico bastante feliz por sua volta a elite do futsal. Vontade nunca vai faltar, pois fiz parte dessa equipe que vai ficar para a história do futsal.


Valdin em ação pela seleção

@Sua história na seleção brasileira não é pequena. Participou do PAN de 2007 e muitas outras conquistas. Além disso tudo, tem mais de 100 jogos e é um dos principais jogadores da história com a amarelinha. Como foi a construção de toda essa história e qual foi o momento mais marcante ?


@A construção vem desde minha primeira equipe até onde estou hoje. O momento mais marcante foi fazer o primeiro gol.


@O Grand Prix está chegando e o último título ficou com a Espanha, que é a principal adversário do nosso país, no futsal. O que a seleção tem a mostrar para retomar esse título dos Europeus ?


@Estamos no caminho certo, não é porque perdemos um título que temos que mudar todo um trabalho. Mês passado, fomos campeões da Copa América e mostramos que temos condições de conquistar o Grand Prix novamente.


No Jaraguá
@Esse ano você entrou no projeto do Santos em se tornar uma potência do futsal. Como foi a mudança de ares e a adaptação a nova cidade ? Existem muitas diferenças entre o time do Jaraguá e esse time santista ?


@Mudar para cidade grande não é fácil, ainda mais quando se trata se São Paulo. Mas me adaptei fácil aqui em Santos. A diferença entre as equipes é que o Santos é time de camisa, mas nunca ganhou uma liga, diferentemente do Malwee, que já ganhou 4.


@No Santos, vocês incorporaram aquela rivalidade que tinha, nos tempos de Jaraguá, com o Carlos Barbosa ?


@Sempre vai existir pois são equipes respeitadas do futsal.


@Esse ano, Santos, Carlos Barbosa e Corinthians, três das principais equipes do futsal brasileiro, tiveram que suar, e muito, para se classificar para as semi-finais. Como você vê essa evolução a modalidade e o que você acha que falta para os grandes clubes do futebol, montarem equipes competitivas no futsal ? (como é o caso do próprio Santos e Corinthians)


@Sem dúvida, o futsal está evoluindo cada vez mais nem sempre equipes com os melhores vão vencer e sim aquela que estiver bem mais preparada. Apesar do nosso futsal ter crescido bastante, ainda falta apoio. Um deles seria a TV aberta.


@Qual é a expectativa do Santos para a Liga e como vocês vão se preparar para enfrentar o Florianópolis, que eliminou o vice-campeão da Liga passada Marechal Rondon ?


@Temos que trazer um bom resultado do primeiro jogo, isso vai nos dar tranqüilidade para o segundo jogo e, mais do que nunca, estudar a equipe do Florianópolis, que é uma equipe muito forte no setor defensivo.


Valdin no Santos, clubes grandes do futebol migrando para o futsal
@E no campeonato paulista, em que vocês já estão na final ? Como vai ser lidar com jogos decisivos de duas competições, muito importantes, simultaneamente ?


@O desgaste está grande. Já tivemos a lesão do Jé e isso é nosso maior obstáculo, pois final de temporada é complicado e jogar todos os jogos decisivos é difícil, mas temos que pensar por partes agora é focar na Liga.


@Ainda falando sobre o assuntos dos grandes times de futebol migrarem ao futsal, o Flamengo anunciou que irá disputar a Liga de 2012. Falou-se muito no Falcão como principal reforço da equipe carioca. Você recebeu alguma sondagem ?



@Não, até porque tenho mais um ano de contrato com o Santos, mas isso não impede de receber propostas. São sempre bem vindas. E o Flamengo, caso venha participar da liga ano que vem, quem sabe se não é um grande passo para mais equipes de campo participarem ?


@: Desde o Jaraguá você tem feito uma dupla difícil de vencer com o Falcão. Como é a sua relação com ele nesses tempos em que atuam juntos ?



@Somos amigos pra todas as coisas e todas as horas, e nao poderia ser diferente. Já são quase 6 anos de amizade. Já o considero como um irmão, pois convivemos mais juntos do que com nossa própria familia. Ele é um cara espetacular, nos da conselhos e sua experiência no futsal é bem maior que a minha e sempre procuro ouvi-lo da melhor maneira.
Falcão e Valdin: parceria de longa data




@Atualmente, você é um dos jogadores mais experientes do grupo da seleção e do Santos. O que você procura passar para os jogadores mais novos ?

@Falo pra todos que é fácil chegar aqui o difícil é se manter, pois tem que ter personalidade pra vestir a amarelinha.

@Se possível, fale sobre um jogo inesquecível para você.


 @Final da liga futsal: Jaraguá/Malwee x Marechal Rondon/Copagril 2010.


@Por fim, deixe um recado aos nossos leitores do 2toques.


@Fico muito feliz em participar da entrevista, espero ter correspondido. Um grande abraço aos leitores.


Deixamos aqui nosso agradecimento ao Valdin e nossos desejos de felicidade e muita sorte na seleção e na carreira !


~  SIGA O VALDIN NO TWITTER

0 comentários:

Postar um comentário