quarta-feira, 5 de outubro de 2011

1 ano de Luxa

Lembro bem, no dia 5 de Outubro, quando o Luxa foi apresentado no Ninho do Urubu. Comemorei muito, já que queria muito que um ele viesse treinar o meu Flamengo e queria ver Silas longe, muito longe, da Gávea. Ele veio, não em uma situação que favorecesse um trabalho digno, pois já estava no final do Campeonato e, no meio de muitas crises, o time lutava contra o rebaixamento.


A recente saída de Zico, a prisão do goleiro Bruno e contratações que não deram certo, deixaram o meu querido Luxa com um problemão na mão. Tendo que se virar com Val Baiano e Deivid (ambos em má fase) no ataque, um meio de campo muito fraco no quesito criação, um goleiro que não passava muita confiança e por aí vai, Luxa conseguiu completar o primeiro objetivo: livrar o time do rebaixamento.

Nesse ano, logo recebeu um presente que todo técnico gostaria de ter: Ronaldinho Gaúcho. Além dele, Felipe veio para preencher a lacuna de confiança no gol, Júnior César chegou no decorrer da temporada para assumir a lateral esquerda, Thiago Neves acertou a criação do meio de campo e o camisa 10 assumiu a condição de líder-craque desse grupo.

A única posição que Luxa não conseguiu mudar foi o ataque. Tentou Vágner Love, mas o preço absurdamente alto impediu a negociação. Kléber não veio, entre muitas outras opções. O maior erro do Vanderlei, ao meu ver, foi não ter aceitado o atacante Adriano de volta a Gávea. Sem dúvida, ele é fora de série. Muito acima dos que atuam no futebol brasileiro. Artilheiro e, principalmente, rubro-negro. Mas, vida que segue.

Mas, o mais importante desse 1 ano de Luxemburgo no banco de reservas não foi a mudança de estilo (abandonado o terno e gravata). A principal mudança, que deve ser muito exaltada, é o nascer de uma estrutura digna do Flamengo. O projeto "Ninho do Urubu" vai caminhando para ser um dos melhores Centros de Treinamento do Brasil. E isso foi uma das exigências de Vanderlei para assinar contrato com o Flamengo. Hoje, as instalações, se não são de extremo conforto, são práticos. Mas é assim mesmo, uma construção gigante não é levantada do dia para noite.

Luxa e Patrícia: tudo para dar certo
Luxemburgo completa um ano de um projeto que tem tudo para dar certo. Mas, acredito que o principal disso tudo, é ter em Patrícia Amorim uma fiel amiga para a realização desse projeto. Qualquer presidente teria demitido o técnico quando não se vence em 10 partidas, mas ela não, ela acredita nisso. Além desse fator, Luxemburgo pegou o Flamengo (e o futebol brasileiro como um todo) em uma ascendente de captação de renda, além dos patrocínios de camisa, a diretoria acertou um contrato para a transmissão dos seus jogos com a Globo em um valor de aproximadamente R$120 milhões !

Desde 2007 que um técnico do Flamengo não completa um ano no cargo, o último foi Ney Franco. Nem o hexa-campeão Andrade conseguiu. Vanderlei tem tudo para conseguir realizar o projeto do jeito que ele pensa. 2011 não acabou, ele está disputando 2 titulos importantíssimos que são a Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro.

2012 está chegando, com o segmento do projeto, o elenco do Flamengo ficará cada vez mais forte. Objetivos como a permanência de Felipe e Thiago Neves, a contratação de um zagueiro e, principalmente, a contratação de um atacante, além das apostas que todos os clubes fazem todo ano, o Mengão tem tudo para ser mais forte sob o comando do nosso querido Luxa !


O 2toques.com parabeniza Vanderlei Luxemburgo da Silva pelo 1º ano completado a frente do time de maior torcida no país. Desejamos toda a sorte para que seu projeto vá de vento em popa. Vale lembrar: Alex Ferguson, um dos maiores técnicos do mundo, só conquistou o primeiro título pelo Manchester United no seu 3º ano no comando.

0 comentários:

Postar um comentário