sábado, 15 de outubro de 2011

Que dependência ein ! Ceará 0 x 1 Flamengo

Thiago Neves domina a bola com classe  Foto: Alexandre Vidal/ Fla Imagem/Divulgação
A volta de Ronaldinho Gaúcho foi muito comemorada. A equipe, finalmente, estava completa, depois de 2 jogos sem o seu principal atleta. A vitória com o Fluminense e o empate com o Palmeiras mostraram que a equipe sente, e muito, a falta do camisa 10.


Contra o Ceará foi nítida a diferença do estilo de jogo rubro-negro. Jogadores como Thiago Neves, Bottinelli e até mesmo Deivid, se sentiam melhores em quadra, pois tinham em Ronaldinho um alguém para pensar o jogo, parar a bola, levantar a cabeça e deixar o companheiro livre. Primeiro exemplo foi quando o R10 deixou o argentino livre na entrada da área, mas o chute foi por cima.

O domínio era amplo, mas a bola não entrava. Nem na cabeceada forte de Thiago Neves, que parou no travessão. O Ceará só tinha uma jogada: bola no jovem, e muito bom, Osvaldo. O atacante, muito veloz estava fazendo o que queria nas costas de Léo Moura. Mas só essa opção não foi suficiente para o vozão fazer gol, aliás, não tinha como o alvinegro marcar pois pouco criava. Quem criou bastante e, aos 40 minutos, marcou foi o Flamengo: no cruzamento de Thiago Neves, Deivid escorou de cabeça.

No segundo tempo o Flamengo tinha uma tática: defender, tocar a bola e esperar o tempo passar, se der, a gente mete mais um. Mas a expulsão de Ronaldinho Gaúcho, que trocou uns "chega-pra-lá's" com Heleno, complicou o Fla. Maldonado entrou para fechar o meio de campo e melhorar a saída de bola. O Flamengo demonstrou que depende muito do camisa 10 para fazer uma pressão e ficar com a bola no pé. Thiago Neves não se encontrava mais em campo, ainda mais sem Bottinelli em campo. Deivid virou peça nula. Nem Diego Maurício, nem Negueba, que entraram depois, ajudaram muito.


De volta da Seleção Brasileira, Ronaldinho é sempre uma grande atração em jogos do Flamengo  Foto: Alexandre Vidal/ Fla Imagem/Divulgação
Dependência de R10
O jeito foi defender e isso o Flamengo fez bem. Wellinton e Alex Silva fizeram uma boa partida. Júnior César fechou bem lá atrás e Airton foi um cão de guarda. Só o menino Osvaldo conseguia algumas jogadas individuais diferentes que faziam os rubro-negros botarem as duas mãos na cabeça de preocupação. Os cruzamentos na área eram sem efeito, a não ser quando a zaga bateu cabeça, pela primeira e última vez, Felipe não saiu e Washington cabeceou raspando a trave. Dali ao final só um chute de longe para defesa de Felipe e a simulação de um penalti por Osvaldo - que foi expulso.

O Flamengo chegou, mesmo número de pontos que os líderes Vasco e Corinthians. Amanhã é ligar todos os secadores possíveis ! O bom foi que uma vitória fora de casa é muito importante, são mais 3 pontos que, num planejamento, são vistos como algo a mais, o diferencial para ser campeão, mas tem que fazer o papel dentro de casa.

Contra o Santos, sem Ronaldinho e Thiago Neves, o elenco rubro-negro será testado. O que o professor Luxemburgo vai aprontar ? Vai montar um meio de campo defensivo com Maldonado, Willians e Airton para segurar Neymar ? Acho que não é válido. O Fla briga pelo título e tem que ir pra cima. O menino Negueba pode ser uma alternativa, ou até mesmo lançar o meio de campo Vander que, devido a uma fratura na perna, não aparece nos campos a um tempo. Mas é uma alternativa.
Galeria - Ceará x Flamengo (Foto: Jarbas Oliveira)
Deivid comemora o gol da vitória (Foto: Lancenet)

É só aguardar. Enquanto isso, os rubro-negros já começam a produzir sua faixa. Deixaram chegar. E o Flamengo, quando chega....

0 comentários:

Postar um comentário