terça-feira, 4 de outubro de 2011

Entrevista com Xuxa

O 2toques conseguiu mais uma entrevista com um craque do futsal. Dessa vez, apresentamos para todos vocês o craque Luiz Fernando Coelho, ou simplesmente Xuxa, que atua no Tyumen da Rússia.


Graças as grandes atuações no futsal russo, Xuxa constantemente aparece nas convocações do técnico Pipoca para os jogos da seleção na Europa. Na sua história na seleção, o atleta já estreou com o título do Torneio da China em 2010. Esse ano, as contusões acabaram atrapalhando a sequência do trabalho na seleção.


No nosso bate-papo, ele contou como foi o início de sua carreira e algumas de suas histórias no futsal. Acompanhe !



 @Xuxa, gostaria que você se apresentasse para nossos amigos do 2toques falando um pouco sobre suas características e como foi seu início no futsal.

@Bom meu nome é Luis Fernando Coelho Saydel, mais conhecido como XUXA, sou atleta de futsal, jogo no futsal russo na equipe do MFK TYUMEN, sou ala mas posso atuar tanto de fixo como pivô.
Meu início foi em Sorocaba/SP aos 7 anos, a partir daí já passei a amar o esporte
Atuei por diversas equipes em Sorocaba e também pela seleção sorocabana.
Aos 17 anos me transferi para a Wimpro de Guarulhos e depois passei por alguns clubes do Brasil.




@Você saiu cedo do país e rumou ao futsal espanhol, porém ficou pouco tempo atuando por lá. O que aconteceu nessa primeira experiência na Europa ? 


@Eu era muito novo, inexperiente e fui sozinho. Sempre quis atuar fora do Brasil e quando tive a proposta não pensei 2 vezes. Chegando lá, já começaram a acontecer algumas coisas erradas em questões contratuais. Depois tive problemas com o treinador que não me dava oportunidades e então resolvi voltar ao Brasil. Mas não me arrependo de nada.


@Sua afirmação na Europa veio no futsal russo, no Tyumen. Como foi o início dessa sua passagem e sua evolução até hoje ?

[52d52eccb7c030da1a1b17d8915a9135.jpg]
Xuxa atuando no Tyumen da Rússia
@Não tive problemas com a adaptação, o clube me deu total respaldo e condições muito boas de trabalho, a partir daí era comigo. E também era uma outra situação, tinha 22 anos, minha esposa, depois de um mês e meio chegou e ficou tudo bem mais tranquilo. Hoje estou muito bem adaptado ao clube, a cidade e sobre tudo a lingua. Não falo perfeitamente, mas eles já me entendem. O único problema que tem é o frio, em janeiro já chegamos a pegar -37º.



@O goleiro Tiago, em entrevista ao 2toques, falou que o menor ritmo de treinos no futsal russo comprometeram as atuações dele e por isso voltou ao Brasil. Como você vê essa diferença de cargas horários de treinos ? Para você, é melhor ou pior ?


@No começo foi complicado. Eu sempre gostei de treinar e, quando cheguei, até achei estranho, mas foi questão de tempo para se adaptar. Sempre conseguia fazer uma academia para compensar.
Acredito que para o Tiago era mais complicado, pois goleiro precisa muito de treinos específicos. Porque somente o treino normal não resolve.




@Você tem, mais ou menos, uma previsão de quanto tempo pretende continuar fora do Brasil ?


@É difícil dizer assim, tenho contrato até 30 de Junho de 2012 ou seja, essa está sendo minha última temporada. Aí vai depender do acerto que houver com o presidente do meu clube, ou se houver alguma proposta muito boa pra voltar, vou avaliar com muito carinho.



@Graças ao bom futebol apresentado na temporada de 2010, você teve a primeira oportunidade na seleção no Torneio da China. E, por sinal, estreiou com título. Como foi participar daquele grupo e todo aquele período que para você era uma novidade ?


Xuxa atuando pela seleção
@Estava em um grande momento no meu clube, e tive a oportunidade de demonstrar meu valor pela seleção. O grupo que estava lá era muito bom. Era uma mescla de jovens com alguns jogadores mais experientes, no caso André, Falcão, Tiago, Chico, Valdin. São jogadores que servem de espelhos para nós, mais jovens, que estamos surgindo no cenário mundial. E servir a Seleção Brasileira é o sonho de qualquer jogador e comigo não foi diferente, e ainda por cima estreiar na seleção com um título é maravilhoso.






@Você voltou a ser lembrado na convocação para os dois amistosos contra o Kuwait, mas acabou sendo cortado por uma contusão, no mesmo joelho que fez você passar as férias todas se tratando para recuperar. Como está sendo esse momento pós-corte e de recuperação ? 



@: É complicado, pois são raras as vezes que atletas que atuam fora do país, vão ter a chance de serem convocados, pois o calendário não ajuda. Fiquei muito triste por ter sido cortado, mas isso só me ajuda a superar essa fase de contusões e voltar mais forte para ajudar meu clube e consequentemente voltar a ser convocado para a Seleção. Agora estou no Brasil, pois meu clube concordou comigo em eu vir para o Brasil para fazer a maior parte da recuperação, pois a fisioterapia aqui no Brasil é uma das melhores do mundo. Volto para Russia dia 13 de outubro e termino lá minha recuperação.



@Você pode citar um jogo inesquecível para você ? 


@Um jogo inesquecível.. poderia citar alguns rsrs. O que me vem a cabeça, agora, é o da minha estréia pela Seleção Brasileira, no torneio da China, contra o Irã. Não pelo jogo, mas por envolver vários fatores como: estar representando o país, por se tratar de uma estréia, um sonho que se realizava.
E na hora que começou a tocar o Hino Nacional, foi de arrepiar, e ainda tive a felicidade de fazer um gol.




@Quais são seus próximos objetivos no futsal ?


@Uma coisa eu aprendi desde cedo, nunca achar que está bom. Ainda quero ser campeão da Superliga Russa, quero também conseguir o título da Liga Futsal e disputar e ser campeão da Copa do Mundo de Futsal. Vou trabalhar muito para estar no grupo que vai ao mundial e espero conseguir.




@Faça uma seleção dos melhores jogadores que já atuaram ao lado.


@São vários, pela Seleção, Tiago, Franklin, Cidão, Ciço, André, Neto, Ari, Valdin, Falcão, Vinicius, Gabriel, Wilde, Vander Carioca, Fernandinho, Rafael Rato, Lukaian. Ainda posso falar mais uma Seleção inteira rsrsrs.


@: Xuxa, muito obrigado pela atenção e pela entrevista. Agradecemos muito e estamos na torcida para que você tenha muito sucesso.


@Fica aqui um abraço a todos os leitores do 2toques que gostam do futsal, e dizer que foi um prazer dar essa entrevista e sempre estarei a disposição de vocês para outras.
Fiquem com Deus e até mais!

VEJA UM DOS GOLS DE XUXA PELO TYUMEN:


Para acompanhar mais sobre nosso amigo Xuxa, visite seu BLOG e siga no TWITTER.

0 comentários:

Postar um comentário