sábado, 29 de outubro de 2011

Falta a magia

Em um campeonato de altos e baixos, irregularidade, pontos bobos perdidos e todos apontando culpados. Fiquei refletindo sobre esse ano de 2011 do Flamengo. Não é por falta de craques (Ronaldinho e Thiago Neves estão aí e estão tendo uma temporada boa). A questão que pode ser posta em primeiro plano é o elenco. Luxemburgo planejou mal ao não contratar um zagueiro bom desde o início e um titular ao ataque. Mas isso acontece, o investimento alto para contratar o camisa 10 não deixou um fundo para realizar outras contratações.

O que eu cheguei a conclusão foi uma peça que ninguém está dando seu devido valor, uma peça que está aos escombros, isolada, mal-tratada e sendo devorada pela subordinação a duas instituições que não pensam no torcedor. O que falta é a magia e ela só se encontra em um estádio, aquele que era o "Maior do Mundo". Aquele que só pela beleza singular é um atrativo ao torcedor. O Maracanã !

Só o torcedor que ia ao estádio sabe como é a sensação de ver todo aquele templo sendo derrubado para que um estádio modernizado seja montado em seu lugar. Aquela acústica impecável que fazia arrepiar todos os presentes, animava a torcida e animava o time. No Engenhão não tem esse tipo de eco, de levantamento popular espontâneo. Não nos sentimos confortáveis lá.

Dos times cariocas, o Flamengo foi quem mais sentiu essa ausência do Maraca. Só quem presenciou as partidas pode ter a noção de como aqueles anéis inspiram. Relembremos 2007, onde o time saiu da última colocação para entrar na Libertadores, sob comando de Joel Santana. Mais recentemente, vimos 2009, uma campanha fantástica rumo ao título. E eu afirmo, que fosse com jogadores ou técnicos que fossem, sem o Maracanã essas campanhas não sairiam.

Lá todos que honram o CRF e a estrela que simboliza o título mundial se sentem em casa. Ali ninguém é apenas um mero torcedor, todos, juntos, formam o 12º jogador do Flamengo. Lá nós somos mais fortes. E se fosse lá esse Brasileirão já tinha acabado, já tinha dono.

E ainda querem me dizer que o Flamengo não tem estádio ?

0 comentários:

Postar um comentário