segunda-feira, 1 de agosto de 2011

E ainda há quem reclame

Depois de uma 2010 para ser esquecido com eliminação na Copa Libertadores, campanha muito fraca no Brasileirão e sem nenhum título, o 2011 do rubro-negro vinha com uma previsão um tanto quanto negativa. Talvez, a maior conquista do ano que se passou tenha sido a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo.


Luxa renasceu para o futebol no Flamengo.
Contrariando as expectativas, o 2011 rubro-negro já começou com uma nova cara. A chegada de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves trouxe novo ânimo aos torcedores. As atenções se voltaram ao time. Logo no primeiro campeonato, o primeiro título (invicto). E, nesse mesmo campeonato, veio as principais lacunas do time rubro-negro: a lateral esquerda, a zaga e o ataque. Para o ataque, muitos nomes e nenhuma solução. Para a lateral um nome e a solução: Junior Cesar. Para a zaga, um nome e não se sabe se é solução.

Nesses 8 meses de trabalho, Luxa conseguiu transformar o Flamengo em um dos times mais sólidos do Brasil. De tanto insistir, acabou fazendo Deivid atuar bem na marra, fez dos coadjuvantes peças importantes, trouxe pratas da casa para reforçar o elenco e, depois de muito tentar, parece que, finalmente, achou o esquema ideal para Ronaldinho decidir as partidas.

São 40 jogos e apenas 1 derrota. É um CT sendo, finalmente, erguido, um time montado que passou a ser uma atração, recorde de vendas de camisas, um elenco pronto e um dos melhores técnicos do país. Esse é o Flamengo de 2011, um dos favoritos ao título do campeonato brasileiro.

Aos que acham que o time é só Ronaldinho e Thiago Neves, Bottinelli vem sempre entrando bem nos jogos, foi até titular em alguns momentos, mas, devido a fragilidade no setor defensivo, perdeu a vaga. Léo Moura é uma das principais forças de ataque, suas subidas pelo lado direito tiram o sono de qualquer zaga. Angelim ressurgiu das cinzas, mesmo não atuando no mesmo nível de antigamente, deu mais segurança que David Braz. Junior Cesar aparece como a solução para os problemas da lateral esquerda, guerreiro na zaga e boa opção para trabalhar com Thiago Neves. Willians manteve sua forma de ladrão de bolas e é peça chave no time. Renato vem passando por sua melhor fase no Flamengo (me arrisco) já que vem atuando, no mesmo bom nível, desde Fevereiro, é difícil vê-lo fora das partidas. Luiz Antônio foi uma grata revelação, vem ganhando confiança e subindo de produção. Deivid passou da má fase na marra. Felipe ocupou a camisa 1 e parece pronto para preencher o local deixado por Bruno. Negueba é o talismã.

Claro, não podemos deixar de apontar o ponto fraco: a zaga. Wellinton foi escolhido por Vanderlei para ser o cara. E, depois de muito tempo, acabou percebendo que errou na escolha. Wellinton é atabalhoado, não tem confiança, no próprio elenco tem opções melhores para substituí-lo, que é o caso de David Braz e, até mesmo, Frauches, zagueiro do sub-20. Alex Silva chegou, um bom zagueiro que promete, junto com Angelim, retirar o sentimento de desconfiança de todos sobre a zaga rubro-negra.

Vejo no Flamengo um elenco. Dos mais fortes do país. Na minha opinião (e espero que todos respeitem, assim como eu respeito a de todos) só o Santos e o Corinthians se equiparam ao rubro-negro. Os números comprovam: APENAS 1 DERROTA ! E, com tudo isso, há uma corrente que quer a cabeça de Luxemburgo. Beleza, se ele sair, vem quem ? Adilson Baptista ? Antônio Lopes ? Cuca ? Nenhum desses é do nível de Luxa. Essa corrente fala da não aceitação de Adriano, ok, mas falar de Luxa não aceitar Love, é brincadeira ! (LEIA MAIS AQUI) Ibson ? Dar 9 milhões para um jogador em que o Flamengo tem Renato, Maldonado, Willians, Fierro, Luiz Antônio e Bottinelli ? Pra que ? 
Projeto do 'Ninho do Urubu' saindo do papel.
Quem reclama, reclama de barriga cheia. Existem, no mínimo torcedores de 17 times que gostariam de estar na nossa situação. Por fim, deixo meus parabéns a presidente Patrícia Amorim e ao técnico Luxemburgo por terem montado um dos melhores times dos últimos tempos do Flamengo, com reais chances de lutar pelo título e, além disso, apertarem o 'start' para a construção da estrutura rubro-negra com o 'Ninho do Urubu'.

@2toques_


1 comentários:

Análise e opinião, como sempre perfeitas. Parabéns!
Apenas alguns pontos que não modificam em nada a sua opinião, nem é esse o objetivo. Na verdade, escritor gosta de escrever... eu não fujo à regra e gosto de dar minhas canetadas na opinião alheia... sou metido!nem sempre para contrariar, mas para reforçar seus argumentos.
Luxemburgo, junto com um ou dois outros técnicos brasileiros, é um dos melhores treinadores, motivadores e controladores de grupo do futebol mundial. Nesta passagem pelo Flamengo, mostrou uma outra faceta, que me fizeram falar a frase acima.Está mais simpático. Ele não está tão "se achando", como se diz na linguagem do futebol. Deixou a máscara de lado e está mais ponderado para emitir suas opiniões... Quando foi contratado, o meu receio era que viesse a se envolver em grandes problemas fora do clube, principalmente em negócios com contratação de jogadores, essa era a minha impressão, advinda das mídias futebolísticas. Meu receio não existe mais. Parece que ele está mais tranquilo. Deixou de tentar o humorismo e o sarcasmo nas entrevistas (isso é coisa de escritor metido), está mais maduro... Estou gostando de seu novo perfil... até agora!
Wellington, acho que é bom jogador,mas enfrentou grandes problemas ao chegar no time de cima do Fla. Era o mais jovem e inexperiente da zaga. A mídia deu ênfase, os adversários só atacavam/atacam pelo seu setor... nas costas do Leo Moura... Assim, passou a dar chutões, em vez de usar a técnica, como é tradição da zaga oriunda da base rubro-negra. Passou a atuar no estilo... "alivia Bellini!" Estilo tão endeusado pela mídia antiga, campeã do mundo em 58...
Wagner Love... quem não quer esse jogador?... Luxa nunca disse isso que não queria. O fato é que os russos pedem um fábula, não abrem mão de um tostão... afinal, Love é o Messi, ou Neymar, deles!O Conselho do Fla limitou a verba para contratações... eu tb queria WL, mas fazer o que? Arriscar em "promessa" André? prefiro como está. Ano que vem é ano que vem!
Ibson, ótimo jogador, mas não aceita crítica ou banco.Como certo escritor metido tb... se acha! Se viesse pro Fla iria causar problemas de relacionamentos com Luxa e companheiros. Barraria quem? O barrado, fosse Willians ou Renato Abreu, iria se conformar? Há que se atentar que Ibson é um cabeça de área com muito boa saída de bola, mas não é um armador, nunca foi...prefiro os outros dois referidos... sempre estranhei, nas outras passagens, a euforia da torcida com ele. É aguerrido, sem dúvida, tem sangue rubro-negro, mas não é um armador, não é um ladrão de bolas como Willians, não arma como Renato, além de não ser um "kicker" como este último.
Parabéns pelo seu texto, como sempre uma análise brilhante!
Joviano Caiado

Postar um comentário