domingo, 14 de agosto de 2011

O dia em que os papeis se inverteram



Logo após completar o simbólico aniversário de uma centena de dias sem encontrar a derrota, o Flamengo botava seu time em campo para, mais uma vez, provar sua competência. Ao meu ver, é isso que acontece em todas as rodadas do brasileirão: o Fla pode estar jogando o futebol que for, mas o que tem de pessoas esperando essa derrota do rubro-negro - é impressionante. Todos querem aumentar tal fato e, talvez, instalar uma crise (superficial) no Ninho do Urubu. Então, para todos os 11 que entram em campo, é mais uma guerra. Mas essa é a pressão normal de um time com o porte do Flamengo.


Com participação de Ronaldinho nos dois gols de Deivid, o Flamengo não suportou a pressão do Figueirense. Somália e Edson Silva empataram   Foto: Cristiano Andujar/Vipcomm/Divulgação
Fla estreiava patrocinador na camisa
(Foto: Terra)
O time era o de sempre. Com Ronaldinho pela ponta esquerda, Deivid centralizado e Thiago Neves pela ponta direita. O meio de campo com Airton, Willians e Renato. O que me deixou intrigado foi Luxemburgo botar Wellinton, mesmo após David Braz e Gustavo atuarem melhor que ele, ao lado de Angelim. Mas tudo bem, acabou que ele não comprometeu.

Jogo amarrado no primeiro tempo. Muitos erros de passes (o que não é normal) principalmente de Renato (jogador que mais acertou passes no campeonato). O Figueirense aproveitou e adiantou a marcação, dificultando ainda mais a saída de bola do Flamengo, que não é boa. Os goleiros iam aparecendo bem. Tanto Felipe, quanto Wilson (formado na Gávea) apareciam bem nos chutes de fora da área. O gol do Fla saiu no momento em que o time carioca conseguiu sair da pressão e voltar a dominar a posse de bola, trocando passes no campo de ataque. Léo Moura recebeu de Ronaldinho e cabeceou para Deivid. Isso aos 36. O camisa 9 ainda teve chance de aumentar aos 44, mas chutou em cima de Wilson.

No segundo tempo, um lampejo rubro-negro resultou no gol: Ronaldinho cobrou escanteio e Deivid só empurrou. Depois disso, SÓ DEU FIGUEIRA ! O Figueirense fez com o Flamengo o que o rubro-negro faz com os seus adversários: domina a posse de bola no campo de ataque e pressiona até conseguir uma brecha para marcar. Logo de cara Somália ficou cara a cara com Felipe, teve tempo de ajeitar o corpo e chutar, meio que de bico, para as redes. Outro fator que mudou o time do figueira foi a entrada do paraguaio Pittoni.  Depois do gol, só pressão. O gol do Figueira ficava mais maduro de acordo com que o tempo passava. Felipe ia se tornando a principal figura do jogo. Também com o decorrer do tempo, os jogadores do Flamengo iam ficando mais nervosos e mais nervosos, muitos cartões, faltas, reclamações e o resultado: 6 cartões e dois suspensos para a próxima partida. Enquanto, no outro lado, o Figueira contava com Wilson e com os erros de finalização nos contra-ataques do Fla.
Com muita luta, o Figueirense teve mais volume de jogo e empatou com gols do estreante Somália e do zagueiro Edson Silva (na foto comemorando)  Foto: Petra Mafalda/Gazeta Press
Edson comemorando o gol de empate
(Foto:Terra)
E quando parecia que não havia mais como furar o paredão Felipe, o camisa 1 sai muito mal na cobrança de escanteio e Edson cabeceia para o gol. E após o gol era só pressão. O Flamengo se defendia nos chutões de Wellinton e na raça de Willians e Airton. As lentes se voltavam para o árbitro Herbert Roberto Lopes. E a partida se arrastou para o fim.

Depois de uma sequência de 4 vitórias com atuações boas, o Fla jogou mal, não perdeu, mas não aproveitou a chance de assumir a liderança. Ao final, as desculpas eram possíveis erros do árbitro. O que não houve. O Flamengo não conseguiu ficar com a posse de bola, como de costume. O Figueirense foi superior na partida e merecia a vitória. Faltou humildade aos jogadores do Flamengo de reconhecerem que naquele dia não deu.

Dos pontos positivos dessa partida podemos destacar a evolução do time catarinense sob o comando de Jorginho. O time se portou muito bem em campo, com destaque para Júlio César e para o lateral Bruno Vieira. Pelo lado do Flamengo, destaque para Junior Cesar, defende muito bem e sempre é opção no ataque. Luxemburgo poderia ter olhado para o banco para buscar soluções, Thiago Neves estava totalmente fora de sintonia com a partida. Talvez testar Jael, que tá no gás de quem virou xodó da torcida, poderia ter sido uma alternativa.

A próxima partida do Fla é contra o Atlético-GO(quinta) e o Figueira pega o Fluminense(quarta). As duas partidas no Rio.

VEJA OS GOLS DE FIGUEIRENSE 2 X 2 FLAMENGO 


0 comentários:

Postar um comentário