sábado, 20 de agosto de 2011

Afinal, foi um desastre

Seria melhor não ter visto
(Foto: Terra)

Era esperado, todos sabiam que uma hora ia acontecer e aconteceu, o Flamengo encontrou sua primeira derrota no Campeonato Brasileiro. Foram 17 rodadas pontuando, algumas atuações fracas, outras deslumbrantes. A derrota diante do batalhador Atlético-GO vem para mostrar como esse time vai se reerguer nos momentos difíceis.

Muitos erros foram notórios em campo. Não acho que a escalação de Alex Silva tenha sido um erro, a zaga do Flamengo é o pior setor do time e ele foi contratado para jogar. Erro foi o esquema adotado por Luxemburgo, muito pior que isso, é a insistência do técnico em manter o bizonho Wellinton como titular. O esquema usado contra o Atlético-GO já foi usado uma vez, contra o outro Atlético, o paranaense. O Flamengo não marcou gol com o esquema, mas não sofreu nenhum gol. A zaga no jogo foi formada por David Braz, Gustavo (estreiando) e Angelim. O técnico mudou o esquema e o Flamengo alcançou a vitória logo após as entradas de Renato, Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho.

Na ocasião, o estreiante Gustavo agradou a torcida, fez uma partida segura e não falhou. Mas, mesmo assim, não recebeu mais uma oportunidade, até agora, do 'professor'. David Braz não é o melhor zagueiro do país, muito longe disso, mas o pouco que ele faz já é muito melhor do que o camisa 3 consegue. David fez a zaga campeã brasileira ao lado de Angelim, até que ambos marcaram gols na final. No brasileirão, quando atuou ao lado do nordestino, fizeram mais uma zaga segura. Então, ao meu ver, não vejo como Vanderlei enxerga em Wellinton qualidade para ser o titular absoluto da posição. Isso já é um ponto para a esperada derrota.

Outro ponto é no gol. Felipe já salvou várias vezes o rubro-negro mas nos últimos jogos ele tem avisado 'EU NÃO SEI SAIR DO GOL EM CRUZAMENTOS !' e parece que ninguém vê e não trabalham (se trabalham, não conseguem resolver). Em vários jogos o atleta falha, alguns vão para gol outros não. Esse foi outro fator determinante para a derrota.

Thiago Neves parece não acreditar no que ocorria no Engenhão
(foto: Terra)
O outro foi a baixa capacidade do Flamengo de reagir. Não vimos a mesma equipe organizada que pressiona, mantém a posse de bola e um esquema de jogo bem definido - seja lá a situação do jogo (vide a partida contra o Santos). Contra o Atlético, desde o início vimos uma equipe desorganizada, mas depois do gol, virou um time de pelada (ou até pior).

Já citei alguns fatores sem citar a falta de R10 e Renato. O Flamengo tem elenco para repor esses jogadores mas não contou com a sorte de tê-los em um bom momento. Thiago Neves, Bottinelli, Léo Moura e Júnior César estavam em uma noite pavorosa, o que ajudou a completar o desastre do Engenhão. A falta que R10 fez foi a de chamar a responsa, quando o jogo tá complicado ele entra no jogo, pega a bola, dribla, toca, chuta, desequilibra. Renato faltou na hora da ligação entre a zaga e o ataque rubro-negro.

Por fim, derrotas acontecem, todos sabiam que essa derrota viria uma hora ou outra, mas, do jeito que foi, ganhou dimensões muito maiores. Foram vários e vários erros que somaram as más atuações dos suplentes e as falhas do setor defensivo. Ainda sim, o Flamengo tem um dos melhores (se não o melhor) time do campeonato. Não há motivos para desacreditar, assim como estão tentando fazer. O time só tem 2 derrotas no ANO, isso já é o motivo para quem está arrancando os cabelos se acalmar. O que a torcida tem que fazer é o que já fizeram (VEJA ABAIXO).

Foi um desastre. Acontece.


@2toques_

0 comentários:

Postar um comentário