terça-feira, 16 de agosto de 2011

Xerém, o berço de grandes revelações



Nota-se nos últimos anos que grandes equipes do cenário nacional vem fazendo boas campanhas com seus elencos repletos de jovens atletas formados em suas respectivas bases. Agora sendo mais direto vamos falar de Xerém, berço de grandes craques do nosso futebol. O Fluminense sempre foi um clube no qual possui tradição em revelar grandes jogadores, só que desde o ano passado a diretoria vem optando por nomes conhecidos, rodados e de grande experiência, deixando assim os jovens da base de lado. Na equipe titular de seu atual elenco o tricolor não possui nenhum jogador da base, apesar que no plantel dos profissionais a alguns jovens, Kléver, Elivélton, Digão, Wallace, Fernando Bob, Lucas Patinho e Matheus Carvalho são os figurantes. 
Obs: Leandro Euzébio foi revelado em Xerém mas logo saiu para o Rio das Ostras F.C.

Dos nomes citados acima, Elivélton é tratado como uma grande promessa por Abel, o zagueiro ingressou este ano aos profissionais e em seus primeiros treinamentos já foi bastante elogiado. Digão não é tão novo, possui 23 anos e só jogou profissionalmente pelo Fluminense, convive bastante com problemas de lesão mas mesmo assim é um dos preferidos nesta posição (zagueiro) pela torcida tricolor. Wallace é lateral direito, tem passagens desde jovens por seleções de base e este ano foi para a equipe principal, em sua estréia fez boa partida, apesar de ter entrado no segundo tempo, tem potencial para futuramente ser titular apesar da incontestável vaga de Mariano. Matheus Carvalho brilhou na Copa SP de Juniores 2011 e logo subiu para os profissionais, uma hora ou outra surge uma oportunidade mas nos últimos meses vem sofrendo com lesões, é bom mas possui um toque de "estrelismo", já fez seu primeiro gol com a camisa tricolor. No gol o Fluminense tem o menino Klever, que pouco é falado e desde que subiu amarga a posição de terceiro goleiro. Fernando Bob é destes o que mais jogou com a camisa tricolor e o que menos enche os olhos da torcida, volante clássico e canhoto é acusado de ser lento e disperso, facilitando assim para que não se enquadre no rótulo de guerreiros, o que faz deste muito perseguido pela torcida quando entra no lugar de Diguinho. Por último surge o jovem armador Lucas Patinho, destaque da base na Copa BH desse ano e que enche os olhos da diretoria tricolor, apesar de não ter estreado.


Vale lembrar que além destes jovens o Fluminense ainda possui:

João Paulo (Lateral Esquerdo) - Emprestado para Ponte Preta
Dieguinho (Lateral Esquerdo) - Emprestado para o Bragantino
Felipe Canavan (Meia) - Emprestado para o Duque de Caxias
William Rocha (Volante) - Emprestado para o Figueirense
Neves (Volante) - Emprestado para o Figueirense
Wellington Nem (Meia) - Emprestado para o Figueirense
Dori (Atacante) - Emprestado para o Changchun Yatai (China)
Raphael Augusto (Meia) - Emprestado para o Duque de Caxias
Alex (Atacante) - Emprestado para o Internacional 
Bruno Veiga (Atacante) Emprestado para o Duque de Caxias
Tartá (Meia) - Emprestado para o Kashima Antlers

Destes, poucos tiveram chances e são tratados como bons jogadores, é o caso do atacante Alex (Envolvido em negociação com o volante Edinho) e Wellington Nem ("Craque" na base), já os que tiveram chances como João Paulo e Tartá não chamam atenção da torcida tricolor.

Wellington Nem a esquerda, está emprestado ao Figueirense.

A série das últimas ótimas revelações vendidas:

Wellington Silva - ''A GRANDE PROMESSA", pouco jogou e quando completou sua maioridade se transferiu para o Arsenal-ING por cláusula contratual.

Rafael Pernão - Envolvido em negociação com o meia Deco, foi para o Chelsea-ING ao menos ter feito um jogo.

Fernando Henrique - Idolatrado por uns, questionados por outros... fez história no tricolor e partiu rumo a Fortaleza para jogar no Ceará.

Dalton - Por briga judicial a jovem revelação tricolor seguiu para o sul para defender o Internacional

Alan - Jovem atacante, tinha faro de gol e logo em seu melhor momento foi vendido ao Red Bull da Austria.

Maicon - Rápido e habilidoso, surgiu com Alan e foi vendido um pouco antes ao Lokomotiv da Rússia.

Rafael e Fábio - Os gêmeos sempre foram destaques na base e antes de jogarem pelo Fluminense foram vendidos ao Manchester-ING

Mauricio Alves - Outro que antes de estrear pelo profissional foi vendido, este foi parar na Espanha, onde teve passagem pelo Villarreal, hoje joga pelo Avai.

Tartá, Fernando Henrique, Bob e Digão

Outros jovens: Marcelo (Real Madrid), Juliano (Emirados Arábes), Toró (Atlético MG), Arouca (Santos), Lenny (sem clube), Alex Fidelinho (Futebol Australiano), Carlos Alberto (Bahia), Marinho (Internacional),  Antonio Carlos (Botafogo), Rodolfo (Grêmio), Sandro (Emirados Árabes), entre tantos outros...

No elenco atual das categorias de base grandes nomes são apontados como apostas, por ex:
Clériston - Goleiro
Gullithi - Volante
Bruno Smith - Volante
Marcos Junior - Atacante

O que todo torcedor espera é que eles possam pelo menos jogar no profissional... ao contrário dos outros.


2 comentários:

o fluminense é o time das revelaçoes. o unico poblema é que nao sabe aproveitar

num segura os jogadores se segurase ja teria uma seleça no seu time

Postar um comentário