segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Entrevista com Everton Santos

Mais uma entrevista para vocês, o entrevistado da vez foi o meia-atacante Everton Santos, que atuou por grandes equipes aqui no Brasil e hoje se destaca na Coréia do Sul, atuando no Seongnam Ilhwa.


Éverton atuando no Japão



Everton apareceu para o futebol no Bragantino, onde, no Campeonato Paulista de 2007 foi eleito a revelação do Campeonato e levou o time até as semifinais do campeonato. Logo depois ele foi para o Corinthians, um dos clubes mais populares do Brasil. Devido as suas contusões acabou não tendo uma sequência de jogos naquele ano em que o clube paulista foi rebaixado para a série B do Campeonato Brasileiro. Em 2008, ele conseguiu realizar o sonho de jogar no futebol europeu, assinou com o PSG da França e jogou lá durante o primeiro semestre do ano. No segundo semestre, Éverton passou a atuar no tricolor carioca, o Fluminense. Após sua passagem pela Cidade Maravilhosa, ele embarcou para o Japão. 


Depois da passagem de 6 meses pelo Albirex Niigata, Everton passou 1 ano atuando pelo Goiás e ajudando a equipe a chegar a primeira final de um campeonato internacional (Copa Sul Americana). Em 2011, Éverton se destacou no Campeonato Paulista pela Ponte Petra e o PSG acabou antecipando o final de seu empréstimo para que ele fosse atuar na Coréia do Sul, mas especificamente no Seongnam Ilhwa.


Acompanhe agora nossa entrevista em que o jogador falou sobre o início de sua carreira, o rebaixamento com o Corinthians e suas passagens pelos outros clubes.



2toques : Everton Santos, é um prazer entrevistar um jogador como você com passagens por clubes grandes nacionalmente e internacionalmente. Poderia se apresentar a todos os nossos leitores?


Éverton Santos: Sou de São José dos Campos, interior de SP, nascido em 14/10/1986, jogo futebol desde os 6 anos de idade, posição meia-atacante, comecei na escolinha do São José (minha cidade natal), me profissionalizei pelo Santo André/SP, depois passei por São Bernardo/SP, Bragantino/SP, Corinthians/SP, Paris Saint-Germain (França), Fluminense/RJ, Albirex Niigata (Japão), Goiás/GO, Ponte Preta/SP, e atualmente estou no Seongnam Ilhwa Chunma FC, da Coréia do Sul.

2toques : Everton, como e de onde surgiu essa paixão pelo futebol e a certeza que era isso que você desejava para o futuro?

Everton Santos: Foi por influência do meu pai, onde sempre o acompanhava para assistir aos jogos, e devido seu apoio comecei a jogar, e por volta dos 10, 11 anos passei a ter o objetivo de seguir esse caminho por muito tempo. 
No Corinthians

2toques: Você começou jogando por clubes de menor expressão, só que em 2007 brilhou no Campeonato Paulista pelo Bragantino e foi contratado ao Corinthians. Como foi a adaptação? Afinal o Corinthians possue uma história gigante e uma torcida que dispensa comentários.

Foi totalmente diferente de tudo que havia vivenciado, uma experiência imensurável! A adaptação aconteceu de uma forma tranquila, o grupo me acolheu bem, e o início bom, também contribuíu para que acontecesse desta forma.

2toques: Diríamos que em menos de um ano você passou do céu ao inferno. Foi contratado por um clube grande só que no fim do ano, participou do elenco que rebaixou o Corinthians. Foi algo que ficará sempre marcado negativamente em sua carreira? Doeu muito este rebaixamento e ainda dói?


Everton Santos: Infelizmente não tive condições de participar de grande parte dos jogos do 2º turno em função de uma grave lesão na clavícula. Cheguei a jogar vários jogos com essa lesão, mas chegou um momento que durante os treinamentos meu ombro se deslocava, e era preciso colocá-lo no lugar; isso foi se agravando e em um determinado momento tive que passar por uma intervenção cirúrgica, o que me impossibilitou de ajudar o Corinthians naquele período. Foi o momento mais triste da minha carreira, afinal quando cheguei ao Corinthians esperava conquistar títulos e cair nas graças da torcida, fiz o máximo possível para que isso acontecesse, porém, não foi suficiente. Sem dúvida que ainda tenho isso muito marcado na memória, e espero ter a chance de um dia escrever uma história diferente no Corinthians.


Everton no PSG: 'Contusões atrapalharam'


2toques: E como foi a sua participação no Paris Saint-Germain? Você foi apresentado junto ao Souza, hoje no Fluminense, e eram as apostas do clube na temporada, entretanto você pouco ficou por lá, foi por problemas de adaptação mesmo?



Everton Santos: Eu diria que nesses 2 anos tive grandes oportunidades em termos de representar grandes equipes, porém, devido a lesões específicas (acidental) não consegui atuar o tempo que gostaria. No PSG estava me adaptando muito bem, e quando tive a chance de atuar como titular pela primeira vez, uma lesão no último dedo do pé (ocasionado por um "pisão"), foi suficiente para que eu tivesse que passar por outra cirurgia. Portanto, não digo que tenha sido problemas de adaptação, mas sim a lesão inesperada.
2toques: Após passagem pela França, foi emprestado ao Fluminense. Como foi passar pelo tricolor das Laranjeiras em um ano que o time recebeu o apelido de ''Guerreiros''. Você não participou de todo esse processo pois foi para o Japão antes, mas acreditava que o time poderia chegar tão longe na sulamericana e escapar do rebaixamento?

Everton Santos: A passagem pelo Fluminense considero boa, afinal fiz gols importantes, e bons jogos. Até hoje tenho o carinho de muitos torcedores tricolores! Nosso grupo era muito qualificado, grandes jogadores como Conca, Mariano, Fred, etc. sempre acreditei que conseguiria escapar do rebaixamento, e mesmo de longe sempre acompanhei e mantive contato com os companheiros de lá.

Erverton comemorando com a camisa do Flu

2toques: E as condições das Laranjeiras é sempre comentada. O que você tem a dizer sobre, departamento médico, gramado, diretoria e até possíveis ratos nas Laranjeiras?

Everton Santos: Talvez pela grandeza do clube a infra-estrutura poderia ser melhorada. Nunca tive problemas com relação aos 3 primeiros, e sobre os ratos eu nunca presenciei algo desse tipo por lá.

2toques: Após passagem pelo Japão, fechou com o Goiás aonde fez parceria com o He-man, este que se tornou um grande amigo, o que tem a dizer da pessoa Rafael Moura e do jogador He-man?

Everton Santos: Ele, juntamente com seus familiares, são como membros da minha família, tenho um carinho enorme por todos eles. Ele como pessoa é muito engraçado, se acha lutador de UFC rs, adora provocar nas brincadeiras, mas sem dúvida uma pessoa incrível. Como jogador, é um ótimo finalizador, e embora seja alto, tem muita habilidade e mobilidade.

2toques: O grupo do Goiás do ano que você participou emocionou todo o pais. Rebaixado no Brasileiro, era sempre o time que atrapalhava quem lutava pelo titulo, assim foi contra Fluminense no Engenhão e Corinthians no Serra Dourada. O que faltou para o Goiás ingrenar nesse Campeonato? Já que tinha um elenco qualificado.

Everton Santos: O time teve um ótimo início no Brasileiro, porém, com a pausa (devido a Copa do Mundo) o time teve uma queda de rendimento, e as vezes nosso time até jogava melhor que o adversário, mas não conseguia alcançar a vitória.

2toques: Conte para nós como foi a Sulamericana daquele mesmo ano. A classificação improvável em cima do Palmeiras, e as partidas finais da Sulamericana que pararam Goiás e o Brasil. Vocês passaram a ser o time da moda nesses últimos jogos, mas não conseguiram o título. Qual foi a reação de todo elenco após a perda dessa competição?

Everton Santos: O elenco ficou muito chateado porque estávamos prestes a entrar para a história do clube, e a cidade de Goiânia merecia ter vivenciado a alegria de conquistar um título de expressão internacional.

2toques: No ínicio deste ano foi apresentado na Ponte Preta, e foi taxado de decisivo, por fazer gols em momentos decisivos da competição. Viveu grande fase, e como foi o trabalho no time de Campinas?

Everton Santos: Foi muito bom ter chegado em um time que já estava bem montado e entrosado, o que facilitou a adaptação (tática e técnicamente falando), e Gilson Kleina também é um grande treinador, e tem todo o mérito nos resultados obtidos pelo time ao longo desse ano. Foi uma passagem muito breve, mas certamente marcante pra mim.

2toques: Hoje defende o Seongnam da Coréia do Sul. Acredita que o futebol asiático tem se equiparado cada vez mais com os outros? E como foi a adaptação a Coréia? Muito semelhante ao Japão?

Everton Santos: Hoje em qualquer lugar do mundo é possível encontrar grandes jogadores, acredito que ainda há muito a ser desenvolvido no futebol daqui, mas certamente está no caminho certo. Eu estou aqui há 4 meses, ainda me deparo com muitas coisas novas, mas está sendo uma grande experiência. É muito semelhante.

Hoje, o jogador atua com destaque na Coréia do Sul
2toques: Em qual clube você mais se identificou e teve passagem mais marcante em sua opinião?

Everton Santos: No Bragantino foi onde tudo começou e ganhei destaque no Brasil.

2toques: O Fluminense, segundo seu próprio site foi o time que você mais defendeu, porém fez poucos gols. Acredita que por ser um jogador veloz, tem mais a assistência como caracteristica do que o gol? 

Everton Santos: Sim, pois, atuo mais na organização da jogada, do que na finalização. Sempre joguei mais pelos lados do campo, criando as oportunidades para o centroavante concluir as jogadas.

2toques: Agora para descontrair, gostaria que fizesse um time, com todos os jogadores que jogaram ao seu lado, podendo contar com você. Do goleiro ao treinador.

Everton Santos: Felipe (Bragantino/Corinthians); Ceará (PSG), Tiago Silva (Fluminense), Mario Yepes (PSG), e Junior Cesar (Fluminense); Vampeta (Corinthians), Conca (Fluminense), Willian (Corinthians); Everton Santos (EU!!!!rs), Pauleta (PSG) e Fred (Fluminense). Técnico: Renê Simões.

2toques: Everton Santos, o site 2toques agradece a sua colaboração e participação nessa entrevista tão produtiva, esperamos que você possa continuar brilhando pelas equipes que passa. Um forte abraço.

Everton Santos: Eu que agradeço o contato, e estou sempre à disposição.
Grande abraço!
Na Ponte Preta, passagem com muito destaque
E essa foi a entrevista com Everton Santos, espero que todos gostem.

@2toques_

0 comentários:

Postar um comentário