domingo, 14 de agosto de 2011

Declaração perigosa, mas razoável




Após a partida de hoje entre Grêmio e Fluminense, no Olímpico, às 18h30min, diante da derrota do tricolor carioca por 2 x 1, o jornalista Renato Maurício Prado, no programa Troca de Passes da Sportv, declarou que 'o atual campeão brasileiro está fora da briga pelo título este ano'. Sabemos o quanto comentaristas têm queimado a língua com o Flu nos últimos anos, mas o comentário é, no mínimo, razoável, diante da irregularidade que tem sido vista e parece longe de terminar.




O jogo prometia ser um duelo entre duas equipes bastante pressionadas por um resultado positivo. O Grêmio vinha de uma sequência de maus resultados e o Fluminense da goleada assustadora aplicada pelo América-MG.




Os primeiros minutos já apresentavam o que foi a tônica de toda a partida: pouca qualidade. Os dois times mostraram porque vivem a situação em que estão e fizeram um jogo ruim, cometendo vários erros. As finalizações eram escassas. Com a maior posse de bola, o Fluminense foi premiado com gol de Fred logo no começo, de cabeça, após bela jogada de Carlinhos. E o Flu não conseguiu ir além disso.




A torcida gremista começou a vaiar, o que teoricamente atrapalharia de forma decisiva a sua própria equipe. Mas pouco depois, o Grêmio conseguiu achar um gol, depois de o Fluminense estranhamente recuar. Ironicamente, com um dos jogadores que se apresentavam pior até então: Marquinhos.




O atleta do Imortal Tricolor gaúcho fez o tento de empate, comemorando bastante e pedindo à torcida os incentivos que não se faziam presentes. O Flu pagou o preço de não ter aproveitado o total predomínio na posse de bola - 63 % - e a pressão da torcida adversária sobre o próprio time, e sofreu a virada ainda no primeiro tempo. 2 X 1 Grêmio, com outro gol de Marquinhos.




No segundo tempo, Abel ousou: colocou finalmente o argentino Martinuccio e, tendo ele características de atacante, a equipe ficou muito ofensiva, tendo Fred, Rafael Moura - substituindo Sóbis - e Araújo de uma vez só. Tantos atacantes, tanta ofensividade, mas nenhum gol. O time continuava a errar passes, quando o Grêmio promoveu a estreia de Brandão e começou a assustar Diego Cavalieri.




O segundo tempo foi caracterizado justamente por isso: mais ataques, mais perigo, mais trabalho para os goleiros. Sem conclusões. E o duelo de tricolores terminou exatamente assim, com vitória do gaúcho.




Dessa briga entre dois pressionados, o Grêmio conseguiu se aliviar. O Fluminense segue com 21 pontos, na nona colocação, e encara quarta-feira, às 19h30, o Figueirense, adversário direto para ascensão na tabela, no Engenhão. A certeza é que muita coisa precisa mudar. O time não conseguiu se encontrar, muitos jogadores fazem exibições aquém do que podem fazer - e fizeram noutros tempos - e, realmente, pretensões pelo tetracampeonato parecem muito - provável que definitivamente - distantes. Seguindo o discurso clássico de 'uma coisa de cada vez', toda a torcida tricolor deseja uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Ficaríamos todos contentes se isso também não se tornasse distante...








PS: Estou apaixonado por essa nova camisa do Fluminense. Não à-toa é a imagem do post. XP




PS2: Fred declarou que 'está na hora de jogar mais feio', supondo que assim o Fluminense obterá os resultados. Não sei o que ele quis dizer. Mesmo. A coisa já não está 'feia' o suficiente? Não precisamos de mais.

0 comentários:

Postar um comentário