terça-feira, 16 de agosto de 2011

Craques contemporâneos




Esses dias me peguei pensando porque há uma certa resistência dos especialistas em rotular jogadores contemporâneos como craques. A principal justificativa é que fulano e ciclano não ganhou uma Copa do Mundo ou teve atuações memoráveis pela sua seleção (deixo claro que não estou discutindo a qualidade de craques como Pelé, Garrincha, Maradona, Zico e tantos outros).

Messi, um craque contemporâneo
Sem fazer comparações com qualquer tipo de comparação com craques do passado, por que o Messi já não pode ser um craque ? O argentino faz mágicas em campo, decide todo tipo de jogo para o Barcelona. Já mostrou seu valor em decisões de campeonatos, diferentemente de Cristiano Ronaldo. Na seleção argentina, é mais complicado de ele atuar da mesma forma. Além da qualidade de seus companheiros não ser a mesma, o futebol mudou muito em relação ao passado, hoje é muito mais físico e depende muito de treinamentos e entrosamento. O argentino, pra mim, já é um craque, pelas mágicas que faz em campo. Ganhar mundial pela seleção argentina apenas confirmará seu rótulo. Mas, na minha opinião, falar que Messi não pode ser, já, considerado um dos melhores é um equivoco. 

Outro nome que, na minha opinião, está entre os grandes do futebol de todos os tempos é Ronaldinho Gaúcho. Eleito melhor do mundo em 2 anos consecutivos, já ganhou mundial com a seleção (onde jogou muito bem). Deu espetáculos e fez, em pleno Santiago Bernabéu, a torcida do REAL MADRI aplaudir sua atuação de pé. Acredito eu, que estamos vendo um dos maiores jogadores de todos os tempos e que só daremos o valor para ele (sem ser monetário-que ele já tem até mais do que devia) quando o jogador pendurar as chuteiras. 

Voltando um pouco no tempo, alguns desses que tem a certeza que para ser craque é necessário ser campeão mundial, botam Zico 'abaixo' de outros jogadores justamente por não ter esse título, que poderia ter conquistado em 82. O 'Galinho de Quintino' conquistou uma geração de torcedores para o Flamengo, batia falta como ninguém, era realmente um gênio. 

Não quero defender nenhum rótulo, muito menos retirar rótulo de craque de ninguém, só gostaria de uma reflexão sobre essa 'lista de regras' para um jogador ser craque. São peças raras e, talvez por isso, ficamos um pouco receosos quando vemos um ali, na nossa TV ao vivo e a cores.

@2toques_

0 comentários:

Postar um comentário