terça-feira, 6 de setembro de 2011

Convocação e jogo do provável

O dia foi movimentado na CBF. Um joguinho amistoso ali contra Gana e uma convocação para outros jogos contra a Argentina. E essa convocação foi só para jogadores que atuam em seus territórios, nada de jogadores que atuam na Europa ou em qualquer outro lugar do mundo sem ser a Argentina (para os selecionáveis argentinos) ou o Brasil (para os selecionáveis Brasileiros).

Jefferson - goleiro - Botafogo  Foto: AFP
Jéferson deve ser o titular no gol

Sobre a convocação, não sei o que é, mas me parece que faltou algo. Acho que não ficou muito clara essa idéia de não ter jogadores do exterior na minha mente. São tantos anos acostumado a só ver jogadores que só assisto na TV que virou rotina. Mas, como já escrevi no 'Um novo sistema', o sistema mudou e parece que a tendência é só aumentar o número de selecionáveis daqui do Brasil, sem precisar ser forçado por regulamentos.

No gol, os nomes me deixaram satisfeitos. Mas aí vão me falar do número de gols que o Rafael toma no Santos. E aí eu respondo: 'Já viu essa defesa do Santos como que tá?' O cara defende muito e salva o equipe santista de uma goleada direto, na Libertadores catou demais, acho no mínimo aceitável sua convocação. Fábio e Jéferson são unanimidades que mereciam estar lá.

Para a zaga e para as laterais, não tenho em mente quem poderia merecer vaga nessa lista de zagueiros, o Brasil ainda carece de bons jogadores. Não muito diferente é a situação da lateral, mas não ficaria espantado se Júnior César brotasse por lá. Me surpreendeu a convocação do Rodolpho, confesso que nunca reparei muito nele. Ok, vamos ver. Acho que Dedé será um dos titulares, veremos a briga para quem vai ficar ao seu lado. Outro que me surpreendeu foi o Mario Fernandez, pelo mesmo motivo. Nas laterais, Kleber e Danilo, que fez um bom Mundial sub-20, devem entrar.

Rômulo - volante - Vasco  Foto: Fotocom/Divulgação
Rômulo foi uma surpresa
No meio de campo é que eu senti um 'Q' a mais. Logo quando eu olhei, achei que Arouca poderia figurar nos nomes entre os volantes, tá jogando uma bola redondíssima, mas tá machucado . Ouvi reclamarem da não ida de Willians, acho que, por ele não ser bom na saída de bola, não merece estar na lista ainda, mas quem sabe. Gostaria de ter visto o nome do Elkesson, tá comendo a bola. Fiquei muito surpreso com a convocação de Rômulo, um pouco menos moderado fiquei com Renato Abreu. Tudo bem que o cara tá jogando uma redondinha e é o mais regular do Flamengo, mas a situação não é de renovação ? Valia muito mais levar o Elkesson !

Para o ataque, foram os esperados. Resta saber agora como que Mano vai escalar essa equipe. Ficamos no aguardo.

A LISTA:

GOLEIROS:
Jefferson (Botafogo),Fábio (Cruzeiro),Rafael (Santos)
LATERAIS:
Danilo (Santos),Mário Fernandes (Grêmio),Cortês (Botafogo),Kleber (Internacional)
ZAGUEIROS:
Henrique (Palmeiras),Réver (Atlético-MG),Rhodolfo (São Paulo),Dedé (Vasco)
VOLANTES:
Rômulo (Vasco),Paulinho (Corinthians),Ralf (Corinthians),Casemiro (São Paulo)
MEIAS:
Cícero (São Paulo),Lucas (São Paulo),Renato (Flamengo),Ronaldinho Gaúcho (Flamengo),Thiago Neves (Flamengo),Oscar (Internacional)
ATACANTES:
Leandro Damião (Internacional),Neymar (Santos),Fred (Fluminense)

Brasil 1 x 0 Gana


A boa atuação era de se esperar. Apesar de Gana ser uma boa seleção, tinham chegado a pouco tempo em Londres de um jogo. Os jogadores reclamavam de cansaço (talvez prevendo uma desculpa para uma provável derrota). A provável boa atuação de Ronaldinho aconteceu, como a de Marcelo também - para delírio dos anti-Mano. Damião estava lá para conferir e Pato ficou assistindo do banco. De negativo ficou a contusão de Ganso com 10 minutos de jogo.

O jogo em si foi muito tranquilo. O Brasil esbarrou na grande atuação de Kwarasey, goleiro africano, que voava nas boas cobranças de falta de Ronaldinho. Aliás, o camisa 10 foi muito participativo no jogo, talvez faltasse isso na seleção, um cara que fosse referência e que resolvesse como tal, já que Robinho era referência mas não resolvia. Outro ponto a destacar foi a facilidade que Neymar e Damião tinham para trocar bolas. A boa atuação de Fernandinho também é de se destacar. Jogador do leste Europeu, pouco aparece na mídia mas fez bem vestindo a camisa titular.
Destaque do Inter, Damião foi decisivo também na Seleção Brasileira nesta segunda-feira  Foto: Getty Images
O artilheiro Damião deixou sua marca


Agora, queremos ver essa seleção envolvente contra os grandes, os gigantes Europeus. Eu mantenho minha fé nessa seleção, nunca perdi e acredito demais num triunfo em 2014 - e esse jogo contra Gana não influenciou em nada, quem acompanha o blog há um tempinho sabe !

@2toques_

0 comentários:

Postar um comentário