sábado, 17 de setembro de 2011

Brasil é campeão da Copa América de Futsal

Valdin marcou um dos gols
O Brasil foi para quadra com o quarteto Djonny, Neto, Jackson, Valdin e Simi. Usando sua velocidade, o time pressionou bastante a saída de bola do adversário e os argentinos acabavam errando muito a saída de bola. Porém, apesar da pressão e do bom futebol que vinha apresentando, o Brasil foi quem sofreu os primeiros sustos. Djonny fez 3 boas defesas antes do Brasil começar a complicar a vida de Elias. O primeiro a obrigar uma boa defesa do goleiro argentino foi o ala do Santos Jackson, que chutou do meio de campo, uma bomba. Simi também finalizou com perigo.


Mas só com a trocação do quarteto que o Brasil conseguiu abrir o placar. Com Rodrigo, Falcão, Gadeia e Jé, o Brasil foi eficaz e teve mais domínio. Jé tocou para Gadeia, que driblou e foi a linha de fundo, cruzar para ele mesmo que, da entrada da área, abriu o placar aos 7 minutos. Após tomar o baque, a Argentina partiu para a pressão e funcionou, Falcão ficou sem opção, Djonny abriu na ala oposta e Falcão tentou cruzar o jogo mas errou e a Argentina, com Cuzzolino, empatou. Logo após o gol, o Brasil voltou a formação inicial e, 2 minutos depois, Neto, de falta, botou o Brasil, mais uma vez, na frente do placar.

Com o placar favorável, o Brasil passou a contar, mais uma vez, com as boas defesas do goleiro Djonny e um jogo mais ofensivo e veloz - por isso os contra-ataques argentinos. Falcão voltou a quadra para se redimir do erro. Apesar de voltar desatento e errando alguns passes, o craque conseguiu a redensão. Após belo passe de Rodrigo, o camisa 12 limpou a marcação e tocou na saída do goleiro Elias aos 18 minutos.

O segundo tempo começou com as duas equipes imprimindo um ritmo forte na marcação, quando preciso. A Argentina parecia sentir a pressão de ter que inverter o placar negativo e errava muitos passes. Mesmo com os erros, a Argentina tinha mais posse de bola, porém, com pouca efetividade em perigo ao gol de Djonny, que só fez a primeira defesa com 5 minutos de jogo, enquanto isso, Elias já tinha feito 2 boas defesas. O Brasil trocou de quarteto, botou Rodrigo, Gadeia, Danilo e Jé em quadra. Com eles, muita marcação e pouca presença no campo de ataque. A Argentina já não sabia como poderia furar esse bloqueio canarinho e apostava em mais um erro brasileiro com a pressão na saída de bola. Os contra-ataques era perigosos, em um desses, Jé tocou para Rodrigo que, de longe, soltou uma bomba no canto de Elias.

Após o gol, o Brasil continuou tendo sua formação defensiva muito bem postada em quadra e contou com boas defesas de Djonny e com os erros das finalizações dos jogadores argentinos para manter a diferença no placar. Mas, diferentemente de antes, o Brasil não saia com muita força nos contra-ataques e candenciava mais o jogo quando tinha a posse de bola. Faltando pouco mais de 5 minutos, a Argentina botou seu goleiro Elias para atuar como goleiro-linha, aumentando ainda mais a pressão, na primeira jogada de êxito, Cuzzolino perdeu gol sem goleiro, no segundo pau. Após o primeiro susto, o Brasil acertou a marcação do goleiro-linha e não tomou mais sustos.
O capitão Falcão levantou mais uma taça de campeão

Quando o jogo parecia que iria ficar só nesse jogo de ataque contra defesa sem efeito da Argentina, Valdin puxou contra-ataque, tabelou com o pivô Jé e chutou forte para o gol. Ainda deu tempo para Djony fazer duas belas defesas. E assim terminou o jogo para que todos os jogadores desse grupo sensacional entrasse em quadra para comemorarem juntos o título.

E o grito de 'É campeão!' ecoou em terras dos argentinos. 5 x 1. Um jogo para não deixar dúvidas do merecimento desse grupo do título. Ainda faltam alguns detalhes a serem corrigidos para o objetivo principal, que é o título Mundial de 2012. Vale lembrar, que essa foi uma seleção formada com jogadores do Brasil, a seleção absoluta não pode ser convocada. O próximo objetivo é a conquista do Grand Prix de futsal em Outubro.

O 2toques parabeniza Guitta, Tiago, Djony, Neto, Murilo, Pixote, Jackson, Jé, Danilo, Simi, Falcão, Valdin, Gadeia, Pipoca e toda a comissão técnica presente nesse título invicto da competição.

0 comentários:

Postar um comentário