domingo, 11 de setembro de 2011

UEFA Champions League 11/12



A edição 2011/2012 da maior competição da Europa começa nesta semana com a fase de grupos. Este ano, espera-se uma disputa acirrada entre os espanhóis e os ingleses, países aonde houve um maior gasto de contratações nas duas últimas janelas de transferência.
O 2toques.com faz agora uma análise dos times e diz como pode ser essa grande competição. Acompanhe!

Grupo A


Bayern de Munique(ALE) - É uma das principais forças do grupo. No último campeonato alemão foi terceiro colocado e é líder na atual disputa. Na última janela de transferências, os principais reforços contratados foram o goleiro Neuer do Schalke, o lateral brasileiro Rafinha, do Genoa e o meio campo Jerome Boateng, do Manchester City. E perderam o atacante Klose, para a Lazio e o meia Altintop para o Real Madrid.
O time atual tem como formação básica: Neuer, Rafinha, van Buyten, Badstuber, Lahm; Gustavo, Schweinsteiger, Muller, Kroos, Ribery; Gomez.
Além disso, ainda conta com o ótimo holândes Robben, com o ucraniano Tymoshchuk e com o croata Olic.

Manchester City(ING) - Tanto quis, que conseguiu! Após a venda do clube para um bilionário Sheik árabe, a vaga para a Liga dos Campeões era desejo absoluto em todas as temporadas disputadas. E em 10/11 o feito foi conseguido. Foi o clube que mais gastou na última janela de transferências, com seu principal jogador sendo o argentino Agüero. E, por tudo isso, o time vem forte. Destaco como um dos candidatos ao título.
O time atual tem como formação básica: Hart, Richards, Kompany, Lescott, Clichy; Barry, Yaya Toure, Silva, Nasri; Aguero e Dzeko.
Ainda conta com os zagueiros Kolo Toure e Zabaleta, os meias Milner, Johnson e de Jong e os atacantes Tevez e Balotelli.

Napoli(ITA) - É a terceira força do grupo, mas pode lutar pela vaga também. Foi terceiro lugar no último campeonato italiano e por isso conseguiu a participação na UCL deste ano.
O time atual tem como formação básica: De Sanctis, Cannavaro, Aronica, Campagnaro, Dossena; Dzemaili, Inler, Maggio, Hamsik; Cavani e Lavezzi.
Ainda conta com o meia uruguaio Gargano e os atacantes Pandev e Lucarelli.


Villarreal(ESP) - Pode dar trabalho, mas não vejo chances de conseguir uma vaga. Conseguiu a quarta colocação no último campeonato espanhol.
O time atual tem como formação básica: Diego Lopez, Mario Gaspar, Gonzalo, Zapata, Oriol; Borja Valero, Bruno Soriano, Marchena, Cani; Rossi e Nilmar.
Ainda conta com o meia argentino de Guzman e o brasileiro Marcos Senna.


Minha aposta: 1º Manchester City, 2º Bayern, 3º Napoli e 4º Villarreal.


Grupo B


CSKA Moscou(RUS) - O time russo tem ótimas chances de classificação neste grupo. Tem um elenco entrosado e jogando em seus domínios pode dar trabalho.
O time atual tem como formação básica: Akinfeev, Ignashevich, Alexey Berezutskiy, Nababkin, Vasiliy Berezutskiy; Mamaev, Honda, Tosic, Rahimic; Doumbia e Vagner Love.

Internazionale de Milão(ITA) - A campeão de 09/10 da UCL chega como favorita absoluta neste grupo para o primeiro lugar. Sua principal perda na temporada foi o atacante Eto'o para o Anzhi, mas conseguiu segurar seu craque holandês Sneijder. E trouxe, para substituir o camaronês, nada mais nada menos do que o uruguaio Forlan. Se as peças do time conseguirem repetir as atuações da temporada 09/10, a Inter pode sim voltar a disputar o título da competição.
O time atual tem como formação básica: Julio César, Maicon, Lucio, Samuel, Nagatomo; Cambiasso, Sneijder, Zanetti; Forlan, Milito e Zarate.
Ainda conta com os brasileiros Phillipe Coutinho, Thiago Motta e Jonathan e os importantíssimos para o elenco, Chivu e Stankovic.

Lille(FRA) - O campeão francês da temporada passada veio dar um passeio na Champions League. Não terá forças para lutar com Inter e CSKA, mas pode ficar em 3º e pegar um vaga para a Liga Europa.
O time atual tem como formação básica: Landreau, Debuchy, Rozehnal, Chedjou, Béria; Balmont, Mavuba, Pedretti; Payet, Sow e Hazard.
Ainda conta no elenco com a presença do meia inglês Joe Cole, que veio de empréstimo do Liverpool e com o atacante brasileiro Tulio de Melo.

Trabzonspor(TUR) - O time turco entra na competição após a saída do verdadeiro dono da vaga, o Fenerbahçe após este ter problemas com a UEFA envolvendo manipulação de resultados. Por não ter se preparado como devia para a competição, o time turco tem mínimas chances de conseguir algo no grupo e luta para conseguir pelo menos uma campanha não vergonhosa diante dos demais times.
O elenco conta com jogadores como o marfinense Didier Zokora, o eslovaco Marek Cech, o desconhecido brasileiro Alanzinho e o turco Halil Altintop.

Minha aposta: 1º Inter, 2º CSKA, 3º Lille e 4º Trabzonspor.

Grupo C


Basel(SUI) - O time suíço vai adotar a tão conhecida tática de contenção para evitar sofrer muitos gols. Foi o campeão suíço da última temporada, mas não tem poder nenhum para lutar contra os grandes da Europa. Quarta força do grupo sem dúvidas nenhuma.
No elenco, os principais jogadores são o ganês Inkoom e os suíços Frei e Streller.

Benfica(POR) - O atual campeão português é a segunda força do grupo. Tem todas as possibilidades para se classificar em segundo lugar.
O time atual tem como formação básica: Artur, Maxi Pereira, Garay, Luisão, Emerson; Gaitán, Javí Garcia, Witsel, Bruno César; Saviola e Cardozo.
O elenco ainda conta com o veterano argentino Pablo Aimar.

Manchester United(ING) - O atual campeão inglês é mais um forte candidato ao título da competição nesta temporada. No elenco, teve apenas perdas por aposentadoria, como o goleiro van der Sar e o meia Scholes. Mas trouxe o bom espanhol De Gea para o gol e o ótimo meia Young.
O time atual tem como formação básica: De Gea, Rafael, Ferdinand, Vidic, Evra; Anderson, Young, Nani, Fletcher; Rooney e Hernandéz.
O elenco ainda possui jogadores como o experiente Giggs, os meias Carrick, Park Ji-Sung e Valencia e os atacantes Berbatov e Owen.

Otelul Galati(ROM) - O atual campeão romeno vai tentar evitar ser o "saco de pancadas" do grupo. Não tem experiência nenhuma no cenário internacional.
Não foi possível adquirir informações necessárias e confirmadas para a postagem do time.

Minha aposta: 1º Manchester, 2º Benfica, 3º Basele 4º Otelul Galati.

Grupo D


Ajax(HOL) - O atual campeão holandês vai tentar lutar pela segunda vaga no grupo, tem um time entrosado que pode dar trabalho, mas mesmo assim, não o vejo com grandes chances.
Tem no elenco jogadores como o lateral holandês van der Wiel, o sérvio Sulejmani, o dinamarquês Eriksen e o uruguaio Lodeiro.

Dínamo Zagreb(CRO) - O Atual campeão croata não tem nenhum jogador conhecido mundialmente, mas tem uma torcida forte e pode complicar nos jogos em casa. Pode lutar pelo terceiro lugar com o Ajax, mas está mais possibilitado a ficar em quarto mesmo.

Lyon(FRA) - O time francês cai novamente no caminho do Real Madrid, coisa comum na UCL Mas eu não vejo chances de roubar o primeiro lugar dos espanhois, logo, ficará com a segunda vaga do grupo com tranquilidade.
O time atual tem como formação básica: Lloris, Cissokho, Cris, Lovren, Reveillere; Michel Bastos, Gonalons, Gourcuff, Briand; Lisandro Lopez e Gomis.

Real Madrid(ESP) - O atual vice campeão espanhol também é forte candidato ao título. Mesmo tendo campanhas não muito boas nos últimos anos, por ter um elenco espetacular, não há como não colocá-lo como um dos favoritos.
O time atual tem como formação básica: Casillas, Sergio Ramos, Ricardo Carvalho, Pepe, Marcelo; Fabio Coentrão, Xabi Alonso, Di Maria, Ozil; Cristiano Ronaldo e Benzema.
O elenco ainda conta com jogadores como o lateral Arbeloa, os meias Kaká, Altintop, Khedira e Diarra e o atacante Higuaín.

Minha aposta: 1º Real Madrid, 2º Lyon, 3º Ajax e 4º Dínamo Zagreb.

Grupo E


Bayer Leverkusen(ALE) - O vice campeão alemão da temporada 10/11 chega com um bom time para esta competição, vai dar trabalho e lutar, provavelmente, pela segunda vaga do grupo com o Valencia.
O time atual tem como formação básica: Adler, Schwaab, Reinartz, Friedrich, Gonzalo Castro; Rolfes, Bender, Renato Augusto, Ballack; Sam e KieBling.

Chelsea(ING) - O vice campeão inglês é a principal força do grupo. Se tudo correr certo, garante o primeiro lugar com tranquilidade e pode sim lutar pelo título. O time está com um treinador novo que fez sucesso no Porto, mas que já havia trabalhado no próprio Chelsea na época de Mourinho. As principais peças do time como Lampard e Terry continuam no time titular, mas o elenco ganhou uma renovação na última janela, onde as principais contratações foram o espanhol Juan Mata e o português Raul Meireles.
O time atual tem como formação básica: Cech, Bosingwa, Terry, David Luiz, Ashley Cole; Mikel, Meireles, Lampard, Mata; Drogba e Torres.
O elenco ainda conta com os zagueiros Ivanovic e Alex, os meias Malouda, Ramires, Essien - lesionado, só volta para a fase eliminatória - além dos Jovens Oriol Romeu e Josh McEachran. E os atacantes Anelka, Kalou e Sturridge.

Genk(BEL) - É o atual campeão belga, mas chega nesta competição também tentando não ser o "saco de pancadas" de seu grupo. Não tem força nem jogadores reconhecidos mundialmente e vai tentar somar pontos pelo menos em casa.

Valencia(ESP) - O time espanhol vai tentar brigar pela segunda vaga do grupo, mas não vejo grandes chances. Isso porque ultimamente tem perdido seus principais jogadores como David Villa, David Silva e Juan Mata e além disso, não conseguiu repor essas peças. Logo, tem um elenco de poucas qualidades.
O time atual tem como formação básica: Diego Alves, Mathieu, Rami,  Maduro, Miguel; Piatti, Albelda, Tino Costa, Pablo Hernadez; Jonas e Soldado.

Minha aposta: 1º Chelsea, 2º Bayer, 3º Valencia e 4º Genk.


Grupo F


Arsenal(ING) - O quarto time inglês da competição conseguiu a vaga para a fase de grupos na "repescagem". No modo de ver, vem muito enfraquecido após ter perdido os dois principais jogadores do elenco: Fabregas e Nasri. E trouxe apenas jogadores medianos como o brasileiro André Santos, o israelense Benayoun e o marfinense Gervinho. Mesmo assim, consegue a classificação em 1º lugar do grupo porque tem mais tradição do que os outros adversários.
O time atual tem como formação básica: Szczesny, Sagna, Mertersacker, Vermaelen, André Santos; Ramsey, Frimpong, Arteta, Walcott; Arshavin e van Persie.

Borussia Dortmund(ALE) - O campeão alemão da temporada passada vai brigar pela segunda vaga do grupo com os outros dois times. Prevejo uma boa luta por essa vaga, já que são times do mesmo nível, praticamente. Porém, vejo leve vantagem para os alemães.
O time atual tem como formação básica: Weidenfeller, Piszczek, Subotic, Hummels, Schmelzer; Gundogan, Bender, Zidan, Kagawa, Grosskreutz; Lewandowski.

Olympiacos(GRE) - O campeão grego não tem nenhum jogador craque, mas tem um bom conjunto e já é participante quase que constante da Liga dos Campeões. Costuma complicar os jogos em sua casa e por isso, pode lutar pela 2ª vaga do grupo.
Os principais jogadores do elenco são: o goleiro veterano Papadopoulos, o atacante Pantelic e o meia espanhol Yeste.

Olympique de Merseille(FRA) - O time francês manteve a base dos últimos anos, com predomínio de jogadores africanos. Por isso, seu jogo é mais baseado na força e na marcação. Mas neste início de campeonato francês, o time não vem bem. Logo, pode dar trabalho nesta Champions sim, mas o vejo como o último a ter alguma chance de classificação, apesar de ser possível, é claro.
O time atual tem como formação básica: Mandanda, Morel, Diawara, Fanni, Valbuena, Cheyrou, Diarra, Lucho González; Ayew, Remy e Gignac.

Minha aposta: 1º Arsenal, 2º Borussia, 3º Olympiacos e 4º Olympique.

Grupo G


Apoel(Chipre) - O campeão do Chipre tem um numeroso histórico de participação em competições europeias, mas sem muito destaque. Vem fazer figuração mais uma vez nessa edição.
O elenco tem muitos brasileiros, mas são desconhecidos em sua maioria. O seu principal jogador é o português Nuno Morais.

Porto(POR) - O time português vem de uma belíssima temporada, na qual conquistou o campeonato português, a copa de Portugal e a Liga Europa. Com certeza passará de fase e dará trabalho aos adversários. Tem uma boa equipe!
O time atual tem como formação básica: Helton, Maicon, Alvaro Pereira, Fucile, Rolando; Belluschi, Souza, Moutinho, Rodríguez; Hulk e Iturbe.

Shakhtar Donetsk(UCR) - O campeão ucraniano é o favorito para a segunda vaga do grupo, mas vai lutar com o Zenit por ela. O Shakhtar é um time com muitos brasileiros e tem um ataque muito positivo.
Os principais jogadores são o croata Srna, os meias brasileiros Fernandinho, Jádson, Willian, Alan Patrick, Alex Teixeira, os atacantes também brasileiros Dentinho, Luiz Adriano e o naturalizado croata Eduardo da Silva e ainda o boliviano Marcelo Moreno, ex Cruzeiro.

Zenit(RUS) - O campeão russo pode até lutar pela segunda vaga do grupo, mas o vejo com desvantagens perante o Shakhtar. Tem um bom time, mas falta qualidade individual, coisa que o time ucraniano tem.
No seu elenco, tem como jogadores mais conhecidos os portugueses Bruno Alves e Danny, o italiano Criscito e o russo Kerzakhov.

Minha aposta: 1º Porto, 2º Shakhtar, 3º Zenit e 4º Apoel.


Grupo H


Barcelona(ESP) - O atual campeão e novamente favoritíssimo ao título vem com o seu elenco ainda mais reforçado. Impressionante a qualidade que esse time tem! Na ultima janela conseguiu trazer o meia Fábregas do Arsenal e o atacante chileno Sanchez. Sobre o resto do elenco, não há o que comentar, são excepcionais.
O time atual tem como formação básica: Valdes, Daniel Alves, Piqué, Puyol, Abidal; Busquets, Iniesta, Xavi; Villa, Sanchez e Messi.
O elenco ainda conta com os brasileiros Maxwell e Adriano, o argentino Mascherano, o brasileiro naturalizado espanhol Thiago Alcântara, o holandês Afellay, além de Keita, o já citado Fabregas e o atacante Pedro Rodríguez.

BATE Borisov(Bielorrúsia) - O time bielorusso foi o primeiro time do país a se classificar para a Champions e agora repete o fato. Tem uma base quase que total de jogadores do próprio país e um elenco fraco. Portanto, vem para tentar não passar vergonha.
O camisa 10 do time é um brasileiro, Renan Bressan. Totalmente desconhecido por aqui, portanto uma chance para ver se o brasileiro tem qualidade ou não.

AC Milan(ITA) - Posso dizer tranquilamente que o atual campeão italiano será o dono da segunda vaga do grupo. Tem um bom time, pode até complicar o Barcelona, mas não o vejo com chances de conseguir o primeiro lugar.
O time atual tem como formação básica: Abbiati, Zambrotta, Thiago Silva, Nesta, Antonini; Gattuso, Ambrosini, Seedorf, Boateng; Pato e Ibrahimovic.
Ainda possui jogadores como o zagueiro mexicano Mexès, os meias Aquilani, van Bommel, Flamini e Emanuelson e os atacantes Robinho e Cassano.

Viktoria Plzen(Rep.Checa) - O time checo venceu pela primeira vez o campeonato nacional na temporada passada e por isso ganharam a vaga para a Champions. Não tem força nenhuma nem tradição para disputar algo além do que o 3º lugar do grupo com o BATE Borisov.

Minha aposta: 1º Barcelona, 2º Milan, 3º BATE Borisov e 4º Viktoria Plzen.


                                                      A tabela completa com os grupos da competição.

Análise Geral: Essa Liga dos Campeões 11/12 promete ser uma competição de alto nível, como sempre foi. Mas nessa temporada eu prevejo uma disputa quase que direta entre Espanha e Inglaterra. Foram os times que mais e melhor se reforçaram e todos tem um elenco poderoso. É muito difícil apostar numa possível final ou até mesmo nos possíveis semifinalistas agora, mas prometo que assim que a fase de grupos acabar, essa aposta será feita. Pois somente após a classificação dos times para a fase eliminatória é que veremos quem tem chances ou não de ir mais longe e conquistar o título. Por enquanto, eu só aposto em uma final entre esses dois países já citados ou até mesmo em times dos próprios países se enfrentando.

Por enquanto é isso! Após cada rodada da fase de grupos, tentaremos fazer um resumão dos acontecimentos.

0 comentários:

Postar um comentário