quinta-feira, 31 de maio de 2012

Adidas pode não ser tão boa

Com essa bomba que foi a notícia de que a Adidas chegará ao Flamengo com uma proposta incrível de R$350 milhões por 10 anos de contrato, todos os torcedores do Mengão (inclusive eu) ficaram eufóricos. Fiquei me perguntando, por que a Patrícia não assina essa bagaça agora? Nesse meio tempo em que a presidenta concretava todas as opiniões sobre seu "amadorismo" li uma publicação que me deixou intrigado.

No texto, o autor (que não assina o documento) explica grande parte dos pontos de como são feitos os contratos com fornecedores. Entre eles, o patrocínio em si, material fornecido ao clube, licenciamento, verba de marketing e o total.

No contrato com a Olimpikus há uma cláusula em que o valor é corrigido de acordo com a inflação. Ou seja, o contrato assinado em 2009 valia R$ 21 milhões. Com a correção, em 2012, o Flamengo receberá R$25,1 milhões. De acordo com as previsões, em 2014, o valor do contrato com a fornecedora renderia R$27,1 milhões! Além disso, o clube ganha um acréscimo caso a venda de camisas supere o esperado, como ocorreu em 2009 em que o Fla, supostamente, foi o clube que mais vendeu camisas oficiais no mundo. Ao analisar todos esses pontos, vemos que a diferença entre os contratos (por ano) entre os dois contratos seria em torno de de R$ 7,9 milhões.

A Adidas tem pontos negativos em relação a Olimpikus que são: a empresa alemã não tem fábricas próprias, enquanto a brasileira tem 21; os produtos da Adidas são feitos na Alemanha e o prazo de lançamento gira entre 3 e 6 meses, enquanto a OLK faz no Brasil e demora 15 dias para lançar; agora, o ponto principal: a Olimpikus tem 10 mil pontos de vendas no Brasil e a Adidas apenas 1.200.

Mas ai você pensa "Mas a Adidas vai distribuir os produtos do Flamengo mundialmente" e o relatório explica que isso tem que ser devidamente colocado no contrato com uma puta multa caso não seja cumprido. O Palmeiras, em 2010, foi um dos seis maiores vendedores de camisas da Adidas no mundo e, mesmo assim, não teve suas camisas colocadas a venda nas lojas mndiais da empresa, que se defendeu alegando que faz as entregas nas lojas de acordo com os pedidos dos lojistas.

Mais um ponto a ser discutido é o de que a Olimpikus também ajuda o Flamengo na contratação de jogadores, como foi no caso da volta do Imperador, na contratação de Deivid (a empresa paga cerca de R$400 mil por mês) e Vágner Love. A Adidas estaria disposta a ser uma parceira desse nível?

O Flamengo, teoricamente, ficaria no grupo A dos times patrocinados pela Adidas. Mas, o valor bruto do patrocínio nos coloca no grupo B, já que os R$35 milhões não conseguem vencer nem o Lyon e o Ajax, clubes considerados de segundo escalão pela empresa. Chelsea (R$85 milhões), Real Madri (R$56 milhões) e Bayern (R$51 milhões), são os clubes Classe A da empresa.

Adidas participou da melhor época do Flamengo
Agora que vem o ápice, na minha opinião, do relatório. A economia brasileira cresce de forma muito rápida. Nos últimos oito anos, a receita dos clubes aumentou em 333% (de US$42M para US$182M) e deve aumentar, em 2014, para US$371M! E é exatamente nesse período que a Adidas propõe o contrato. Assim, mesmo com as variações de acordo com a inflação, o contrato estará muito aquém do que realmente poderia estar. Segundo a previsão do relatório, o contrato pode sofrer uma perda de 400%!

Agora, leia o relatório completo clicando aqui e tire suas próprias conclusões.

0 comentários:

Postar um comentário