segunda-feira, 21 de maio de 2012

Carta sincera de um ídolo lusitano, Cauê.

 Depois de embalar na primeira fase da Série B Carioca, a Portuguesa não atravessa um bom momento. Com apenas 1 vitória nos últimos 10 jogos, o técnico Edson Souza virou o foco das cobranças de torcedores. 
 Depois de ter sido chamado de "burro" contra o Audax, do péssimo resultado contra o Artsul e do episódio envolvendo a torcida e o técnico após a partida, o zagueiro Cauê procurou a equipe do 2toques para fazer uma declaração tentando explicar a situação. 
 O jogador, querido pela torcida e tido como ídolo, encarnou o papel de líder do grupo para tentar apaziguar a situação. A jovem promessa lusitana saiu em defesa do técnico Edson Souza, falando sobre todas as características que fazem o técnico ser tão querido pelo grupo e ter o mesmo em suas mãos. Acompanhe essa declaração, exclusivamente, aqui no 2toques:

"
Bom, primeiro quero esclarecer que to vindo aqui por minha vontade, expor minha própria opinião, tudo que acho em relação ao que está acontecendo. E tudo que eu falar aqui é de inteira responsabilidade minha. De mais ninguém.

Todo mundo sabe da identificação que tenho com a torcida lusitana, como eu amo e admiro essa torcida, e que já cansei de repetir que acho a melhor e mais fanática torcida do mundo. Sempre falei bem da torcida e falo porque, na minha opinião, vocês fazem, sim, diferença pro time. Eu fico arrepiado de jogar em Campos, Quissamã, Macaé e saber que tem sempre torcedores da Lusa presentes, torcendo, cantando sem parar, alentando, como vocês mesmos dizem.
Então, como tenho uma certa simpatia da torcida, alguns me consideram até ídolo, e por ser um dos jogadores que ta há mais tempo na Lusa, acho que tenho um pouco de propriedade pra falar sobre o assunto.
Pra começar, queria lembrar um pouco o porque de eu considerar tanto assim a torcida da Portuguesa. Primeiro porque, independente do jogo, a torcida ta sempre lá, apoiando, cantando sem parar. Amam o clube. Mas, principalmente, pelo comportamento de vocês como torcida.. Nunca vaiam, não xingam, coisas que até são ‘normais’ em todas as torcidas. Mas a filosofia de vocês não permite isso e eu admiro MUITO!
Mas, como sempre digo, torcedor é levado pela emoção, e acho que tem que ser assim mesmo. Mas vocês têm que entender que torcedor não sabe o que acontece dentro do clube, não sabe das dificuldades que nós passamos, do quanto nos dedicamos. Não sabem das coisas que acontecem no dia-a-dia do futebol.
O que aconteceu, pra quem não sabe, foi que alguns torcedores, como sempre o fazem, foram nos apoiar no jogo de ontem (Sábado) contra o Artsul, em Austin, Nova Iguaçu.
E após estarmos ganhando por 2 a 0, num jogo que tornamos fácil, demos bobeira e deixamos o Artsul empatar. E houve uma situação de alguns torcedores que vão a todos os jogos, muitas vezes no ônibus dos juniores, ficarem sem carona pra ir embora, já que o ônibus dos juniores foi embora mais cedo. E esses torcedores pediram pra voltar no ônibus do Profissional, e o Édson não deixou.
E então os torcedores ficaram revoltados, por terem sido ‘largados’ lá, sem carona pra voltar.
Até aí tudo bem, até entendo o lado de vocês. Entendo que deve ser foda ficar sem carona pra voltar de um fim de mundo, sem nem saber o caminho de casa.
Mas o problema do mundo é que todo mundo fala das coisas sem saber. Todo mundo!
Todo mundo conhece algum conhecido que fala que o ator tal é viado, mas ninguém nunca comeu a bunda do cara. Todo mundo fala que o político tal é ladrão, mas ninguém nunca o viu roubando com os próprios olhos. Todo mundo fala que o treinador tal faz esquema com empresário, ganha dinheiro de jogador, é safado, mas ninguém nunca pegou o cara no flagra.
Não to defendendo ninguém aqui, dizendo que todos os políticos são honestos, que o mundo é lindo, que não existe coisa errada. Eu só to falando que eu não falo o que não sei. Não mesmo. Se me perguntarem se ‘não sei quem’ rouba, eu não sei, porra!! Nunca vi o cara roubando. Não posso falar.
E, voltando ao acontecido no jogo, ninguém sabe o motivo de os torcedores não terem podido voltar no ônibus do profissional. Porquê? Porque nego fala sem saber. Isola o fato do contexto.
Não procura saber o porque que as coisas acontecem, mas adora criticar, meter o pau.
Mas, como disse anteriormente, até aí tudo bem. Vocês têm todo o direito de ficarem revoltados com a situação e falar o que quiser.
Mas, quando cheguei em casa na noite de Sábado, não acreditei no que tava vendo. Nego xingando pra caralho no Facebook, gente me ligando pra falar do que tinha acontecido, que era um absurdo, que o Édson tinha que ser punido. Que o Édson é covarde, sem caráter.
Falar que ele é covarde, que não tem caráter? Ta de sacanagem!!!!
Sério, se algum de vocês conhecesse um décimo do Édson, da pessoa que ele é, ia ter VERGONHA de falar o que falaram. Eu tenho muita vergonha de ter lido isso. Por isso que o mundo tá fodido! Mais uma vez, nego não conhece as pessoas, não sabe o que realmente acontece e mesmo assim querem falar.
Eu tenho 21 anos, 4 de Portuguesa, 3 deles como Profissional.
Não sou nenhum cara vivido, muito menos rodado no futebol pra falar tudo isso aqui.
Mas uma coisa eu sempre tive, graças à minha mãe. Eu sempre fui fiél aos meus princípios. Sempre fui metido a ser certinho, ser honesto, sincero, fazer as coisas certas.
E eu demorei anos pra encontrar alguém que tivesse seus princípios acima de tudo, de qualquer dinheiro, de qualquer ‘boa oportunidade’, como eu e meu irmãos somos. E então eu conheci o Édson.
Tem gente que fala de caráter, mas nem sabe o que significa. Caráter, por definição, é a forma de ser, de agir de uma pessoa, independente do meio externo. É básicamente como você age quando ninguém está te vendo. São seus valores morais. Caráter vem de dentro. Ninguém nunca vai mudar isso em você. E o Édson é, DISPARADO, a pessoa de mais caráter que eu já conheci em toda a minha VIDA!!
E você pode tar achando que eu sou um tolo de 21 anos, uma criança que não sabe nada da vida. Mas eu te garanto que eu sei muito mais que você. Porque eu tenho princípios. Todo mundo fala que tem princípios, que é honesto, adora um adjetivo bonitinho, até aparecer alguma coisa de seu interesse na frente.
Eu não faria nada por dinheiro, que interferisse pro mal de alguma pessoa. Coisa que muita gente faz e não percebe. Seu eu ganhasse na Mega-Sena, por exemplo, eu não aceitaria o dinheiro. Porque Deus disse que você tem que conseguir as coisas com o suor de seu trabalho. Eu não quero nada fácil na minha vida. Não procuro por atalhos. Procuro cada vez mais trabalhar duro, no meu limite. Porque eu quero ser um vencedor, e sei que pra vencer vou ter que batalhar muito ainda e fazer as coisas certas. E como eu demorei muito pra encontrar alguém correto no meio SUJO do futebol, eu não vou deixar que façam com o Édson o que fizeram com o Dunga, por exemplo. Que foi um dos maiores profissionais que o Brasil já teve.
Desde que eu cheguei na Portuguesa, ninguém fez pelo clube em 4 anos o que o Édson já fez em  6 meses. NINGUÉM!! Nenhum presidente, diretor, jogador, torcedor.
Mais uma vez, ele é, DISPARADO, a pessoa de mais caráter que já conheci na vida. Eu não conheço ninguém que chegue aos pés desse cara.
A cada dia, a cada treino que ele dá, cada palestra, eu fico com os olhos cheios de lágrimas, por saber que ainda existe gente honesta e fiel aos seus princípios.
Eu acredito nele mais do que em mim mesmo, e olha que eu acredito muito que um dia eu vou ser foda no futebol, chegar na Europa e na Seleção.
Desde o fim da era Antônio Augusto, que muitos falam que era tudo errado, ELE é o cara que ta transformando a Portuguesa num clube correto. Ele não admite ninguém falar algo e não cumprir, não admite nada errado. Tudo que é prometido tem que ser cumprido. A dedicação dele, tudo que ele tem feito e ninguém tem nem idéia. Eu fico emocionado todo dia de ver a dedicação e a humildade de um cara vencedor como ele.
Ele passa o dia inteiro na Portuguesa, resolvendo todos os problemas, transformando num clube profissional correto.
E como ele sempre fala, NÃO É DIFÍCIL. É só ser correto e transparente.
O mundo ta fodido porque ninguém acredita mais nas pessoas, em fazer as coisas certas.
Todo mundo quer atalho pra tudo, não quer fazer do jeito correto, porque é sempre o jeito mais difícil.
Ele ta fazendo tudo que vocês, torcedores, sempre apoiaram, que é acabar com esquema, com nego que dá dinheiro pra botar jogador no clube. Ele não admite isso!!
Muitos de vocês não sabem, mas ele ganhou TUDO pelo Nova Iguaçu. Sendo correto do jeito dele. Ganhou Juniores, Copa Rio, Carioca, subiu com o Mesquita, que na época era uma parceria com o Nova Iguaçu. Hoje era pra ele estar na primeira divisão, em um time grande já, sendo reconhecido como a pessoa que é, mas ele prefere fazer as coisas do jeito certo e demorar mais um pouco a chegar, do que aceitar esquemas pra receber algo em troca na frente, como MUITOS fazem por aí.
O que aconteceu com os torcedores do ônibus lá foi muito mais do que simplesmente ter abandonado 5 jovens no Estádio do time adversário. Tem muito mais coisa que nego não sabe, e mesmo assim fala. Ele ta tentando transformar a Portuguesa num time cada vez mais correto e profissional. E não existe em um clube profissional torcedores andarem no ônibus da delegação do profissional. E ele proibiu isso desde a passagem dele no ano passado. Mas foram permitindo isso em vários jogos e acabou virando rotina de novo. E ontem, após o jogo, que era um jogo que tínhamos que ter ganho, tava todo mundo muito puto porque deixamos o Arstul empatar, não tinha cabimento entrarem torcedores no ônibus. Não era uma simples carona. É algo muito maior que isso. Tava todo mundo puto, e vários torcedores xingando o Édson, falando um monte de coisa. E até aí tudo bem. Por mais que eu não goste, torcedor sempre vai dar seus pitacos. Mas ontem não tinha cabimento entrarem torcedores no meio da delegação do Profissional. Muitos vão falar que já voltaram muitas vezes de vários jogos, mas é errado isso. Você vai num jogo do Vasco, e fica sem carona, você acha que vão deixar você entrar no Ônibus do time profissional, depois de um jogo que tava todo mundo revoltado por não ter ganho? Depois de qualquer jogo?
E nenhum dos torcedores foi pro jogo no Ônibus. Ontem foi apenas o estopim, apenas o momento em que ele, mais uma vez, chamou a responsabilidade pra ele, e resolveu fazer as coisas do jeito certo. Mais uma vez! Porque ele é foda!!
E eu tenho certeza absoluta que ele vai chegar, vai treinar um time grande, vai ser muito bem sucedido. Simplesmente porque ele é a pessoa mais dedicada e mais correta que conheci na minha vida. Ele é meu espelho de vida. Não é meu pai, meu tio, algum ídolo que eu tenha. É ele. Se eu for metade do homem que ele é, quando eu tiver a idade dele, eu to realizado.
Mas, no Brasil, todo mundo que gosta de disciplina, que é duro, que não se vende, que faz as coisas certas, não é valorizado.
Tem treinadores que já passaram pela Lusa, que obviamente eu nunca citarei os nomes, que não tão nem ai pra nada, adoram receber um dinheiro, optam pelo caminho mais fácil. E vocês idolatram muitos deles. Não sabem metade das coisas que acontecem nesse meio sujo e escroto que é o futebol.
E isso tudo que aconteceu só vai nos fortalecer, porque todos nós tamos do lado do Édson, não importa o que acontecer. Porque eu garanto que nem eu, nem nenhum de vocês tem metade do caráter dele.
Como eu disse, eu não aceito empresário vir falar comigo, me prometer coisas, querer me jogar contra a Portuguesa pra me tirar de lá. Porque eu quero vencer. E eu vou vencer. Assim como o Édson. Só eu sei o quanto é difícil, cada dia, e volta e meia aparece alguém com alguma conversa pra eu sair da Lusa e tentar algo melhor. E eu rio na cara desses caras. Porque eu vou conseguir do meu jeito, me dedicando muito e fazendo as coisas certas. Tem nego que torce pra acabar o contrato pra poder ir procurar um clube novo. Quando meu contrato com a Lusa acabar, eu vou renovar. Renovo por mais 50 anos, se precisar. Mas eu só saio da Lusa contratado, e jogando bem, pra um time grande. Eu nunca vou entrar em esquema nenhum. Eu tenho nojo de quem faz isso.
E eu, como ídolo da torcida, preciso falar essas coisas. Eu sei que posso arrumar problema, ser mandado embora, não jogar futebol nunca mais, mas eu preciso ser honesto comigo mesmo e com meus princípios. Eu prefiro parar de jogar bola do que por um segundo fugir dos meus princípios. Eu prefiro ser CORRETO!
E, como sempre, a pessoa correta é massacrada pela multidão. Quem tem princípios acima de tudo, sempre vai passar por várias provações. No meu modo de ver, é Deus testando você. O quão fiel você consegue ser dos seus princípios quando as coisas apertam. Foi assim com todos os grandes treinadores da história. Zagallo, Felipão, Dunga. Todos foram extremamente criticados. E no fim, quando ganham, são heróis.
Enfim, já me estendi muito, e só quero dizer, de novo, que isso tudo só vai nos fortalecer.
Nós vamos treinar cada vez mais pra subir a Portuguesa, e, se isso acontecer, vocês vão gritar, pular e cantar o nome do Édson. Porque torcedor é assim! É movido pela emoção.
E eu vou ter vontade de xingar e mandar todo mundo tomar no cú. Mas eu não vou.  Porque, na minha opinião, isso é ridículo.
Eu posso perder a simpatia de muitos de vocês, mas eu só to falando a verdade, o que to sentindo, de coração.
E se algum de vocês me perguntar se eu acredito em tudo que o Édson fala, se tenho alguma dúvida sobre o caráter dele... Se me perguntarem se eu boto a mão no fogo pelo Édson, EU RESPONDO: Eu não boto minha mão no fogo pelo Édson.
Eu boto meu corpo inteiro, pelado e banhado a querosene e gasolina.

Abraços e saudações lusitanas."

3 comentários:

Orgulho!!! Eh isso aí. Sabias palavras sempre!!!

Parabéns Cauê,vc tão jovem mas com uma bela formação de carater,realmente as pessoas já perderam referência dessa atitude mediante a uma sociedade corrompida,mas dinheiro não compra tudo e os que se vendem não conseguem ter paz e felicidade na plenitude do significado de cada uma.
Deus abençoe a sua profissão para que dignamente vc alcance os seus objetivos.

Parabéns ao treinador Edson Souza,um profissional que se preocupa com o bem estar do grupo e com uma dedicação exemplar de profissionalismo e caráter.

Postar um comentário