sábado, 10 de setembro de 2011

A VOLTA DE UM VELHO E SABOROSO CONFRONTO


Não é segredo para ninguém que conheça o mínimo a respeito do futebol que a rivalidade BRASIL X ARGENTINA é uma das maiores do mundo, e das mais emblemáticas. Para muitos, é a maior rivalidade entre seleções do planeta. A partir do próximo dia 14, em Córdoba, em terra de nossos queridos hermanos, se realizará novamente a Copa Roca, competição que não é disputada desde 1976.

Alejo Julio Argentino Roca Paz (1843-1914) foi um político e militar argentino, que governou por dois mandatos. Roca foi uma das figuras mais polêmicas da história argentina; alguns o consideram arquiteto e mentor da modernização estatal, outros recordam o aniquilamento de milhares de indígenas na Patagônia e no Chaco na chamada 'Campanha do deserto', intentando ampliar o território efetivamente dominado pela soberania da nação.

Mas tudo que nos importa da trajetória dessa figura é o torneio que criou e a que deu seu nome. Roca, no ano anterior ao de sua morte, instituiu um torneio a ser disputado pelas duas maiores potências da América Latina no futebol, o seu país e o Brasil, em jogos de ida e volta. Valendo um delicioso troféu, ainda mais requintado pelo sabor da rivalidade.

Entre 1914 e 1976, foram 11 edições desse consagrado torneio. Oito títulos do Brasil, três da Argentina. Permitindo-me a licença para a ostentação, mais um quesito em que damos um banho neles... rss

O Brasil conquistou a taça em 1914 - ano em que a própria seleção foi fundada. Em seguida, repetiu o feito na segunda edição, em 1922. No ano seguinte, a Argentina conquistou seu primeiro título da Copa Roca. Depois, somente em 1939 e 1940 a competição voltaria a ser realizada, com mais duas vitórias para os hermanos. A partir daí, nas edições de 1945, 1957, 1960, 1963, 1971 e 1976, o galardão coube sempre ao escrete canarinho.

De todos esses anos de competição, porém, 1957 nos parece o mais importante, pois a estreia de um inigualável astro das quatro linhas se deu justamente na Copa Roca. Ninguém menos que o REI PELÉ, marcando gol tanto na ida quanto na volta, vestiu pela primeira vez a camisa amarelinha no título daquele ano.

Agora, graças a um acordo entre a CBF e a AFA, a Copa Roca terá nova edição em 2011. Somente serão convocados jogadores que atuam nos próprios respectivos países. E então, irmãos brasileiros? Vamos ao nono título? Cá para nós, ganhar qualquer taça em cima de nossos indigestos vizinhos é sempre uma maravilha... Em um torneio em que somos os ÚNICOS PARTICIPANTES, então, imaginem? Que a atual geração possa presenciar um triunfo brasileiro num belo espetáculo do futebol.

0 comentários:

Postar um comentário