sexta-feira, 23 de março de 2012

Flamengo e o público

É até redundante dizer que a torcida do Flamengo é a maior do Brasil. Isso é indiscutível desde que o mundo foi criado, já que Deus é rubro-negro e todos sabem. Mas nessa semana a PLURI CONSULTORIA lançou um estudo completíssimo de como os times trabalham suas marcas em relação ao seu público, que são os torcedores.


O Mengão, time do povo desde sua criação, lidera os rankings também nos quesitos torcedores fora do estado da sua sede e torcida nos locais com menor PIB (segundo lugar nos 10 estados com maior PIB).

Comparar esse estudo do Flamengo com os outros times do Rio é algo esmagador, vamos olhar para cima para melhorarmos né? O Mengão está na disputa, sempre, com São Paulo e Corinthians. Em alguns pontos a diferença é justamente a parte em que os times de São Paulo dão olé nos cariocas: na forma de administração do clube.


Outros pontos são por questões geográficas como a renda da torcida. Corinthians e São Paulo têm suas torcidas muito concentradas no estado de São Paulo, maior PIB do Brasil. Enquanto isso, o Flamengo tem a sua maior parte espalhada pelo Brasil. Apenas 26% dos torcedores moram no Rio. Assim, cerca de 49% do potencial de consumo do torcedor e, consequentemente, atração de renda para o clube, vem de fora do estado.

Para se ter uma noção de quanto isso faz diferença, um torcedor rubro-negro que mora no Rio gasta, em média, cerca de R$19,77, enquanto o que mora fora gasta R$6,43 por mês. Atingir esse público é um dever. Mas como se consegue isso? Com excursões, partidas festivas, promoções e muitas outras coisas. Clubes europeus fazem muito isso para conquistar torcida fora do seu país e aumentar a renda.

Outro ponto positivo de excursões é atrair um público que não torce para nenhum time, estipulado em 40,9 milhões de pessoas, ou 21% da população brasileira. Claro que não são só as excursões e esses exemplos que eu dei que vão fazer crescer o número da torcida, mas aliado a um bom time que conquiste títulos de expressão, é uma forma com pouca margem de erro.

O potencial de consumo estipulado para o Flamengo é de 288milhões/mês. É o terceiro do país, perdendo para Corinthians e São Paulo.

Em breve faço mais alguns comentários em outro post.

Saudações Rubro-Negras


*Estudo completo em:

0 comentários:

Postar um comentário