Imperador: 800 mil camisas vendidas |
Depois da ação que trouxe o Imperador, parece que o departamento de marketing do Flamengo entrou em greve. Não quis mais trabalhar. O grande sucesso de 2009, aliado com a idolatria do jogador, fez com que a Olimpikus, parceira, vendesse, nada mais, nada menos, do que 800 mil camisas 10 do rubro-negro hexacampeão brasileiro. Naquela época, a própria empresa confessou que não esperava tanto sucesso, superou todas as expectativas.
Em janeiro de 2011, o Flamengo trouxe Ronaldinho Gaúcho. Melhor jogador do mundo em 2004 e 2005, aliar sua imagem ao escudo do time mais popular do Brasil seria um prato feito para qualquer publicitário. O Flamengo não foi bobo e aumentou o preço para uma empresa expor sua marca na frente da camisa. São pedidos 30 milhões de reais anuais para a empresa ter um outdoor exposto na televisão durante 90 minutos a cada partida do time. Tal exposição é capaz de atingir cerca de 50 milhões de pessoas.
Mais aí é que se encontra a falha do setor de marketing do Flamengo. Apenas uma aparição dessa na TV não interessa. Vale mais a pena usar esses milhões em propagandas diretas, em intervalos de programas que abordem o assunto que é produzido pela empresa. O certo seria criar ações que fidelizem o torcedor a tal marca. Ações como usar seus jogadores para propagandas televisivas, criar programas que interagem torcida e marca. Tudo isso depende qual é a marca. Exemplo temos por aí, a ALE que deu combustível de graça para que os torcedores fossem a final da Copa do Brasil lá em Curitiba, a Unimed que fez um plano de saúde específico para o torcedor palmeirense.
Basquete perdeu o apoio da SKY. |
Não adianta chegar para os caras e falar 'Meu clube tem 35 milhões de torcedores e o Ronaldinho.' Mas e ai ? Com esses 30 milhões eles podem botar, pelo menos, 5 propaganda de 30 segundos, todos os domingos durante o 'Esporte Espetacular'. Vincularia a marca com o setor esportivo e teria um alcance parecido, em relação a exposição.
A janela de contratações para jogadores do exterior fecham dia 20 de Julho. Até lá o Flamengo tem que contratar um atacante. Mas, conseguindo ou não, a partir do dia 21 de Julho, a Patrícia Amorim tem que estar procurando um departamento de marketing eficiente. Já passarão 2011 sem um patrocinador, a partir de agosto, a empresas já estarão fechando o balanço para 2012 e o rubro-negro já tá usando os direitos de imagem de televisão, que seria mais uma fonte de receita até 2015.
Como diria o samba, 'Camarão que dorme, a onda leva...'
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