Clubes brasileiros começam a oferecer salários com números próximos aos dos europeus.
Desde a volta do Ronaldo para o Corinthians, os clubes brasileiros passam a investir em projetos de marketing para conseguir bancar transferências milionárias. Mas, será que todo esse investimento vale a pena ? As dívidas atraídas, são compensadas com títulos e melhores times ?
Os clubes brasileiros, nos últimos anos, assumiram o papel de formadores e vendedores de jogadores. Montavam elencos fracos, com um ou dois jogadores que se destacavam e logo eram vendidos ao exterior. Qualquer elenco com algumas peças de reposição se destacava (como foi o caso do São Paulo). Acreditando solucionar o problema, os clubes passaram a investir pesado na contratação de técnicos. Mas, técnico bom, sem elenco, é a contratar um engenheiro super-qualificado para trabalhar só com areia.
Porém, desde a vinda de Ronaldo para o Corinthians, a situação vem mudando - não que os técnicos passaram a receber menos. Os clubes começaram a montar elencos muito qualificados, investindo pesado na contratação de super-craques. Após Ronaldo, outra contratação mexeu com o futebol brasileiro, a de Adriano pelo Flamengo. Esses foram dois exemplos que deram muito certo. Trouxeram lucros e títulos.
Deivid: exemplo de investimento que não deu certo |
Outros exemplos de que deram certo ou não podem ser ditos aqui, mas queria discutir outro ponto. Será que tá valendo bancar todos esses jogadores ? E as dívidas ? Como ficam ? Esse ano o que estamos mais vendo é grandes contratações. Ronaldinho Gaúcho, Elano, Gilberto Silva, Thiago Neves, Juninho Pernambucano, Liédson e por aí vai.
R10 trouxe patrocínios na partida de estréia e só |
O Corinthians, com sua camisa outdor, vem trazendo bons jogadores de fora. Emerson Sheik, Liédson, Alex e, recentemente, o goleiro Renan figuram entre as principais contratações. Porém, mesmo com as boas ações envolvendo o atacante Ronaldo, entre 2009 e 2010 o clube paulista atraiu uma dívida de cerca de 50 milhões de reais.
Saindo um pouco do foco específico desses dois times e olhando em âmbito nacional, vemos que de 2006 até 2010 as dívidas dos clubes brasileiros, juntos, quase TRIPLICARAM. E é isso que o torcedor não está vendo. Com excelentes times e a promessa do melhor campeonato brasileiro da história dos pontos corridos, a exaltação das grandes contratações está ofuscando esse mal.
Grandes elencos, grandes salários, grandes jogos. E a responsabilidade ?
*Tabela com as dívidas dos clubes brasileiros desde 2006
0 comentários:
Postar um comentário